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terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Fundamentos técnicos e função do conhecimento

A abertura ou fechamento para utilização de tipos de conhecimento sobre saúde mental de pessoas relacionadas com um caso de tratamento estão relacionados com a função que o conhecimento e as intervenções adquirem nas circunstâncias. No entanto, as alegações e discussões geralmente são sobre os fundamentos técnicos dos conhecimentos e intervenções. Para observar a função do conhecimento é útil observar como se constroem vidas a partir de determinado tipo de conhecimento. A função que o conhecimento e as intervenções adquirem é relevante até o ponto de que a discussão sobre fundamentos técnicos se torna secundária nas discussões sobre tratamentos de casos de saúde mental pelas pessoas relacionadas, inclusive profissionais.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Biologia, sociedade e ideologia

Imagine duas sociedades em que uma privilegia o certinho ou fechado com o sucesso e outra que privilegia o malandro e o aberto com o sucesso. Essas características seriam semelhantes a nichos sociais de obtenção de recursos. Os valores sociais sobre o que é produtivo nessas sociedades ou nichos são opostos. Numa sociedade um tipo faz sucesso e o outro tipo fracassa, inclusive econômicamente. Qual dos dois tipos tem características biológicas superiores? Isso seria relativo ao sucesso ou fracasso em cada tipo de sociedade com seus valores sociais. A partir disso, talvez fique mais claro o entendimento de que áreas biológicas sobre saúde mental pelo menos não são separáveis de fatores sociais como se fossem biologia pura. Fica mais claro também que aspectos biológicos e sociais tem interrelação mútua em suas consequências. Por isso, uma área de conhecimento que se diz pura está sendo ideológica de forma não transparente e sub-reptícia.

domingo, 5 de janeiro de 2025

A imagem de confiança de Jordan Peterson

Utilizar a postura de confiança como diz Jordan Peterson ou é uma simulação de disponibilidade de repertório sem condições de sustentação social, ou uma atuação de imagem de sucesso para pessoas que já tem capacidade de sustentação dessa imagem. Nas duas situações a imagem é secundária em relação ao desenvolvimento de repertório assertivo e de repertório necessário para as próprias atividades. O comportamento de cuidar da imagem é fortalecedor de classes de comportamento que são probabilisticamente produtivas. Mais uma vez a imagem é secundária em relação ao fortalecimento de classes de comportamento produtivas através de suas instâncias. A utilização de exemplos ilustrativos para mudança de comportamento permite entender processos psicológicos de forma acessível. Mas uma descrição conceitual tem maior grau de clareza e aplicabilidade na síntese de novas relações comportamentais. Os temas são interessantes para o público geral sem muitos desafios psicológicos mas duvido que sejam promotores de aprendizagem operante significativa. Qualquer conteúdo exposto em grande escala interage de diversas formas com os repertórios das pessoas e que ajudem uma proporção delas significa que há um aproveitamento de repertório anteriormente disponível. Algumas pessoas, talvez muitas, precisam de aprendizagem feita de forma profunda. Infelizmente a influência social para esse tipo de trabalho é baixa e um dos maiores méritos que Jordan Peterson tem é sua influência social atribuída.