
O Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH), principal financiador de pesquisas na área do país, abandonou oficialmente o DSM-5 (o novo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais), apenas duas semanas antes do seu lançamento.
Segundo comunicado escrito por seu presidente Thomas Inse e publicado no site do Instituto (http://migre.me/eoT9G), o NIMH irá "re-orientar sua pesquisa para longe de categorias do DSM. Daqui para frente iremos apoiar projetos de pesquisa que olhem além das categorias atuais - ou que subdividam as categorias atuais - para que se comece a desenvolver um sistema melhor".
O texto critica a validade do DSM-5 e afirma: "Pacientes com transtornos mentais merecem algo melhor".
Como afirma o blog Mind Hacks, esta atitude do NIMH é potencialmente sísmica e abala fortemente o poder da Associação Psiquiátrica Americana e do DSM-5. Entenda melhor a situação no link abaixo:
Felipe Stephan
http://mindhacks.com/2013/05/03/national-institute-of-mental-health-abandoning-the-dsm/
http://www.redehumanizasus.net/62072-manual-de-doencas-mentais-nova-versao-dsm-v-nao-sera-mais-referencia-para-o-instituto-nacional-de-saude-mental-nos-eua
http://www.nimh.nih.gov/about/director/2013/transforming-diagnosis.shtml
Vale apena compreender por qual razão ou razões o O Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH) abandonou oficialmente o DSM-5 (o novo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. Será que é o modelo diagnóstico tradicional ou os tratamento a base de psicotrópicos e parcerias com laboratórios?
ResponderExcluir