Menu

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Freud tinha dúvidas sobre eficácia terapêutica da psicanálise, diz autor


Freud tinha dúvidas sobre eficácia terapêutica da psicanálise, diz autor

da Livraria da Folha
Ouvir o texto
No livro "Freud Básico", o professor Michael Kahn defende que, apesar da contribuição de Sigmund Freud (1856-1939) para o nosso autoconhecimento, nem todas as teorias do Mestre de Viena se mostraram bem-sucedidas na explicação do comportamento humano.
Divulgação
Kahn explora os principais eixos da teoria psicanalítica de Freud
Kahn explora os principais eixos da teoria psicanalítica de Freud
"A que parece tê-lo decepcionado particularmente foi a terapia psicanalítica", conta o autor. "Ao final de sua vida, ele tinha sérias dúvidas a respeito da eficácia terapêutica da psicanálise".
Professor emérito da Universidade da Califórnia, Kahn trabalha com psicologia clinica e no treinamento de psicoterapeutas. Em "Freud Básico", apresenta os principais conceitos da teoria freudiana, como o complexo de Édipo, a compulsão à repetição, culpa, ansiedade e mecanismos de defesa.
Quando foi publicado na França, "O Livro Negro da Psicanálise: Viver e Pensar Melhor Sem Freud", organizado por Catherine Meyer, causou polêmica ao questionar a validade das teorias e a eficiência da psicanálise.
Para defender Freud, alguns intelectuais, como a historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco, contestaram o conteúdo do volume. A edição proporcionou debates passionais e ampla repercussão na imprensa francesa.


http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1246910-freud-tinha-duvidas-sobre-eficacia-terapeutica-da-psicanalise-diz-autor.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário