Ao invés de pensar em doenças mentais como um conjunto claro e objetivo de fatores ou condições individuais, pode-se argumentar que é mais preciso vê-lo como um conjunto de descrições que foram construídas ao longo do tempo através de um processo conhecido como reificação. Este é "o processo de tomar uma mistura complexa e amorfa de eventos observados, experiências, contas e idéias, transformando-os conceitualmente (ou fazendo-os virar) em uma "coisa" e depois dar essa "coisa" um nome. . . restringindo as pessoas para ver omundo de uma maneira particular "(Stainton-Rogers 1991: 9). Um ponto importante sobre isso (após Taussig 1980; Young 1980) é que processos como a reificação não acontecem aleatoriamente ou de forma neutra. Não são apenas soluções práticas para práticas. problemas (como encontrar um nome conveniente para um novo fenômeno). Enquanto eles podem Parece sensato, o que eles realmente estão fazendo é "construir e depois promover uma versão particular da realidade. . . não apenas "nomeando nomes", mas, mais poderosamente (e na verdade, em alguns casos, de forma mais insidiosa e subversiva), obrigando as pessoas a ver o mundo de uma maneira particular "(Stainton-Rogers 1991: 19). Pode-se argumentar que a reativação A definição e a definição podem ser vistas como processos muito semelhantes, embora conduzidos em diferentes velocidades com diferentes níveis de consciência ou intenção. Se aceitarmos a visão de que "doença mental" é mais um conceito arbitrariamente reificado e menos de uma realidade orgânica e objetiva, começamos a ver que pelo menos alguns "mentais" doença "é uma reação humana normal para viver em ambientes prejudiciais, em condições deestresse e exploração, com mecanismos e recursos mínimos de enfrentamento, auto-estima ou suporte social. Mas o dano causado não é culpa das pessoas que vivem nesses circunstâncias, nem uma anormalidade, mas uma resposta normal e compreensível. Wilkinson (1996) fala sobre uma sensação de privação, raiva, amargura, desamparo aprendido ou A agressão que ele argumenta são respostas totalmente compreensíveis a vários aspectos sociais, eco-dificuldades nominativas e materiais que as pessoas têm para viver suas vidas dentro. Pessoas que os problemas que lidam com seu mundo mental são provavelmente melhor entendidos como vítimas de circunstância em vez de adicionar aos seus problemas culpando-os por seus incapacidades para lidar. E se a sociedade fosse organizada de forma diferente, talvez seja possívelpara que as pessoas desfrutem de uma melhor saúde mental do que muitas delas no momento.
Mental Health Promotion
A LIFE SPAN APPROACH
Edited by
MIMA CATTAN
• SYLVIA TILFORD
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