Menu

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Medo de não ter ninguém para cuidar de você na velhice


3. Medo de não ter ninguém para cuidar de você na velhice



Segundo a terapeuta familiar Quezia Bombonatto, de São Paulo (SP), trata-se de uma razão egoísta, já que nenhuma pessoa tem o direito de delegar a outra - muito menos a um filho - o papel de cuidar dela no futuro. "Uma decisão como essa, no entanto, nem sempre é consciente, por isso o casal precisa pesar todos os prós e contras e avaliar se deseja mesmo gerar uma nova vida", fala Quezia.

A ansiedade em relação à velhice deve ser administrada ou sanada de outra forma. Mesmo porque, de acordo com Cecilia, não são poucas as histórias que mostram que ter filhos não é garantia de ter uma assistência no futuro, nem emocional nem financeira." Além disso, tantas coisas podem acontecer pelo caminho que não dá para contar com isso. E se o filho não quiser ou não puder assumir essa função? E se a família que ele construir for contra?", exemplifica a psicóloga.

Um comentário:

  1. Sempre digo que filhos não têm obrigação de cuidar dos pais. Papeis não devem ser invertidos (a não ser que o filho realmente tenha o desejo de fazer isso, mas não a partir de uma obrigação moral).

    ResponderExcluir