Menu

sábado, 8 de dezembro de 2018

Sugestões do psiquiatra ao fazer diagnóstico

No ato de perguntar de acordo com uma formulação conceitual pode levar a induzir concordâncias com sugestões do psiquiatra. Os fatos são distorcidos pela descrição conceitual psiquiátrica ou mesmo inexistentes devido à simpatia, prestígio da medicina ou amabilidade do paciente. O psiquiatra domina a conversa inclusive induzindo discurso e aprendizagem.

Diagnósticos psiquiátricos podem ser induzidos. Ainda mais pela interpretação de que no DSM-V a maioria do que acontece é grau/gradação de algum sintoma

As formulações conceituais (framing) da psiquiatria biológica levam a perder resiliência (capacidade de superar dificuldades) ao substituir e desviar estratégias de enfrentamento de inteligibilidade de questões humanas para a ingestão de medicamentos e justificação/perdão/desresponsabilização do que se faz para entender a própria vida de acordo a vivência passiva de quadros psiquiátricos cerebrais. A pessoa passa a se perceber como vítima do acaso biológico ou como uma manifestação inferior do humano. O que está de acordo com o modelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário