Menu

segunda-feira, 4 de março de 2019

Economia e sociologia

Gary Stanley Becker

Becker foi um economista pioneiro ao aventurar-se em áreas consideradas restritas aos sociólogos, como discriminação racialcrime, organização familiar e drogas (ver Freakonomics). Argumentou que muitos dos diferentes tipos de comportamento humano estão centrados na maximização de utilidades. Becker é também creditado pelo "rotten kid theorem".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gary_Stanley_Becker


Economia Mainstream
TOP 20 - Maiores economistas de todos os tempos
13º lugar: Gary Becker (1930-2014)
A partir dos anos 60, a economia passou a englobar em seus estudos tópicos até então tratados somente por outras ciências sociais, como o casamento, a criminalidade, a discriminação e o vício. Esse movimento ficou conhecido como o “imperialismo da economia”. Gary Stanley Becker foi certamente o principal responsável por essa onda imperialista.
Becker começou sua empreitada economicista em tópicos até então alheios à economia já na sua tese de doutorado em Chicago, em 1955, chamada “The Economics of Discrimination”, onde ele estudou a discriminação. Becker demonstrou que a discriminação é custosa ao empresário discriminador, pois ele abre mão de pagar um salário menor ao indivíduo discriminado que poderia fazer um trabalho tão produtivo quanto o indivíduo contratado. No longo prazo e em uma economia competitiva, os empresários discriminadores tendem a ser expulsos do mercado. De fato, Becker mostrou que a discriminação é mais concentrada em indústrias mais reguladas, e portanto menos pressionadas pela competição.
No campo da criminologia, Becker fez um groundbreaking trabalho em seu paper “Crime and Punishment: An economic approach”, de 1968. Ao invés de considerar a atividade criminal como um comportamento irracional associado ao status psicológico e social específico de um infrator, a criminalidade é analisada como um comportamento racional sob incerteza. Partindo de uma abordagem econômica, Becker evidenciou que a decisão de se cometer um crime é uma função dos custos e benefícios do crime. A partir dessa suposição, ele concluiu que a maneira de se reduzir o crime é aumentando a probabilidade de punição ou tornando a punição mais severa.

Becker estudou também a família a partir do ponto de vista econômico, tendo lançado em 1981 um tour-de-force chamado “A Treatise on the Family”. Becker mostrou que a decisão de casar, se divorciar, ter filhos e educá-los, entre outros comportamentos definidores de uma família, pode ser estudada do ponto de vista econômico: tais decisões podem ser tratadas como decisões racionais que são tomadas medindo-se o custo-benefício das mesmas. Por exemplo, à medida que as mulheres entraram na força de trabalho, o custo de oportunidade de se criar um filho aumentou, diminuindo assim a taxa de natalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário