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quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Escola anatomo-clínica (Kraeplin) - Anos 40

Exame das funções mentais (Semiologia psiquiátrica) - Dr. Joubert T. Barbosa (Anos 40)

Escola anatomo-clínica - Afim de procurar estabelecer uma relação entre a presença de determinada alteração morbida do carater e uma anomalia funcional ou determinada alteração organica, procura-se conhecer detalhadamente todos os sintomas, recorrendo-se a todos os métodos semiológicos. Citam-se como grandes defensores desta escola Kraeplin, Wernicke, Vogt, S. de Sanctis, Regis. Entre nós, destacamos H. Roxo, Adauto Botelho, Heitor Carrilho. (p. 200)

Kraeplin, um dos maiores expoentes da psiquiatria, aparece aqui também como autor principal da classificação sintomatológica.

Kraeplin agrupou as psicoses segundo os sintomas proeminentes, curso e terminação dos estados mórbidos.

Embora tal base de classificação seja a mais interessante, apresenta, entretantom algumas desvantagens: a) um sintoma proeminente póde ser comum a diversas entidades nosológicas; b) os sintomas que pertencem à perturbação mental básica pode estar mascarados por sintomas secundários; c) a terminação e o curso de um uma entidade nosológica nem sempre se processa de uma mesma forma.

Ha atualmente uma tendência a considerar a psicose, não como entidades definidas - semelhantes a tipo padrões - mas como uma complexidade de sintomas exprimindo um modo de reação em face do ambiente.

(p.201-202).


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