Menu

sábado, 11 de junho de 2022

Doença bipolar I progressão 'caótica', não progressiva

Bipolar I disorder disease progression ‘chaotic’, not progressive

https://www.medwirenews.com/mental-health/psychology/bipolar-i-disorder-disease-progression--chaotic---not-progressive/103200

Doença bipolar I progressão 'caótica', não progressiva

[Caótico é um termo matemático que significa imprevisibilidade ou irregularidade]

MedWire News : Pacientes com transtorno bipolar I apresentam progressão da doença que é aleatória ou mesmo "caótica", sugerem descobertas de um estudo de 6 anos que contradiz a pesquisa que apoia um agravamento predominante e progressivo do curso da doença.

Acredita-se amplamente que o transtorno bipolar I é tipicamente uma condição progressiva, marcada pelo encurtamento dos intervalos de bem-estar e dos ciclos interepisódios com o passar dos anos e com o aumento da contagem de episódios.

De fato, uma revisão preliminar de 40 relatórios de Ross Baldessarini (Harvard Medical School, Boston, Massachusetts, EUA) e colegas mostrou que aproximadamente um terço relata achados consistentes com essa teoria.

Para investigar mais, Baldessarini e equipe avaliaram os intervalos entre episódios (duração do ciclo) durante um período médio de 5,7 anos em 128 pacientes tratados clinicamente com idade média de 30,1 anos com transtorno bipolar I diagnosticado pelo DSM-IV.

A análise multivariada mostrou que os fatores relacionados à maior duração do ciclo incluíram menos episódios ou ciclos totais por paciente e maior tempo de internação inicial. Sexo, idade na ingestão, número do ciclo e polaridade do primeiro episódio não foram significativamente relacionados à duração do ciclo.

Quando os pesquisadores testaram mudanças específicas na duração dos intervalos eutímicos entre pacientes com seis recorrências desde o início da doença, eles descobriram uma diminuição não significativa de 2,5% dos ciclos dois a cinco.

Os autores dizem que os resultados podem ter sido influenciados pelos efeitos do tratamento, mas parecem indicar que é improvável que a maioria dos pacientes com transtorno bipolar do tipo I apresentem encurtamento progressivo dos ciclos de recorrência.

"No entanto, continua a ser interessante estudar pacientes com doenças aparentemente progressivas... como um subgrupo potencial de interesse especial. Esses pacientes devem ser avaliados quanto a possíveis diferenças biológicas, clínicas ou de resposta ao tratamento de outros pacientes com transtorno bipolar I", concluem os pesquisadores. no Journal of Affective Disorders.

MedWire ( http://www.medwire-news.md/ ) é um serviço independente de notícias clínicas fornecido pela Springer Healthcare Limited. © Springer Healthcare Ltda; 2011

Por Ingrid Gramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário