Menu

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Medicina, a natureza e o lucro

A medicina é atividade privativa de alteração de variáveis da natureza (o corpo). Isso é um produto altamente valorizado. Ser o único mediador da natureza no que se refere ao corpo dá poder aos médicos. Adicione a isso uma lógica industrial e comercial e você tem lucros multibilionários.

Por que fiz essa descrição? Por essa descrição permite brechas de descrições alternativas. É possível superar concepções de saúde ingênuas que acreditam que a única mediação possível da natureza se dá por exemplo por meio de tratamentos com lógica industrial e comercial e sem protagonismo ativo e entendimento da pessoa. Superar concepções ingênuas de saúde que consideram que o comportamento no que se refere a natureza é apenas determinado pelo cérebro como processo ativo, autônomo e central ao invés de um processo de interação com o ambiente que se altera com precisão por parâmetros. Ou concepções ingênuas de saúde que ignoram a determinação social do adoecimento mesmo que ele seja físico.

O domínio do fenômeno biológico (da natureza) é altamente valorizado, mas pode ser alterado de diversas maneiras por vezes até mais eficientes e com menos riscos se superarmos a passividade, as concepções ingênuas e o desejo por ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário