Menu

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Funcionalidade: manicomial e antimanicomial

Uma estratégia retórica da psiquiatria biológica é o uso de pacientes modelo com sucesso profissional. O tratamento seria incrível pois uma pessoa gravemente doente consegue fazer sucesso profissional.

Minha impressão é que a personalidade (conservadora em relação à psiquiatria biológica e o capitalismo) de quem segue o tratamento conforme prescrito (seguir as regras esperadas por exemplo) é um fator em comum que leva ao sucesso profissional eventual. Além disso, uma pessoa que segue o tratamento prescrito é mais acreditada como capaz e relativamente saudável e sofre menos estigma. Além disso, o usuário do tratamento privado costuma ser de classe média. Há uma necessidade menor de Estado.

Já o pessoal da reforma psiquiátrica costuma querer apoio estatal e vive um estilo de vida correspondente. Há mais abertura para críticas aos efeitos debilitantes dos tratamentos mas menos interesse em produção econômica também por críticas ao capitalismo e percepção de opressão social difícil de superar. O usuário do sistema público costuma ser de classe socioeconômica baixa. Há uma necessidade maior de Estado.

Por outro lado, se trabalhar for acessível isso se torna mais atrativo. Também há os pacientes da psiquiatria tradicional buscando aposentadoria e os usuários modelos antimanicomais que são economicamente produtivos e mais comuns no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário