A atenção como processo natural biológico é direcionada funcionalmente para aspectos do ambiente os quais tem consequências para a própria vida ou interessantes de acordo com a evolução do homo sapiens. No entanto, o pensamento social parece ser ser de que a verdadeira atenção é prestar atenção (direcionar receptores sensoriais sob controle de estímulos exigido) no que não gosta para ser capaz de no futuro trabalhar com o que não gosta. Essa seria a atenção produtiva, útil e socialmente valorizada. Para conquistar essa atenção útil, seria preciso alterar a função natural da atenção com psicofármacos para criar uma criança que brinca menos (brincandeira que possivelmente é considerada inútil para o desenvolvimento) mas é adequada aos padrões escolares de aulas desinteressantes. O redirecionamento ou treinamento da atenção natural para cumprir função social útil de realizar tarefas necessárias ou cumprir demandas sociais (exigências naturalmente aversivas principalmente sem o repertório necessário) é uma questão de precisão no manejo dos processos comportamentais de interação com o ambiente e de estabelecimento ou alteração de repertório. Isso envolve comportamentos de obediência, responsabilidade, de disciplina, autocontrole e outros que não sei nomear de forma completa.
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