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segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Assimetria de informação

Um dos problemas enfrentados pelos agentes econômicos no mercado consiste na denominada assimetria de informação, ou seja, na realidade de um agente ter maior conhecimento relevante sobre o bem negociado que o outro. E, como se pressupõe que o agente tente maximizar os seus lucros - ainda que, para isso, tenha de omitir informações relevantes a que só ele tem acesso -, devemos aceitar a realidade da adoção de comportamentos oportunistas pelos agentes econômicos e as suas conseqüências. Os exemplos mais claros de efeitos negativos da assimetria de informação sobre o mercado estão resumidos nos conceitos de seleção adversa e risco moral (moral hazard). Intuitivamente, a seleção adversa consiste, justamente, no efeito que a assimetria de informação tem na escolha do agente. Dada a incapacidade de o contratante separar o joio do trigo (por falta de conhecimento), os bons (fornecedores, contratados, segurados) tendem a afastar-se de mercado em que a assimetria de informação é crítica, com o objetivo de não serem contaminados pelos problemas (má qualidade/reputação, baixos salários, elevadas mensalidades) que afetam determinado mercado.



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