Classe geral tratar de modo psicossocial | ||
Contexto antecedente | Ação | Contexto consequente |
Determinantes políticos e biopsicosocioculturais Importância atribuída ao sujeito Sujeito inserido num contexto familiar e social Sofrimento como parte da existência Existência-sofrimento o simbólico englobando o psíquico e o sociocultural subjetivo e sociocultural CAPS, NAPS, Hospital-Dia, Ambulatórios de Saúde Mental, equipes multiprofissionais nos centros de saúde e nos hospitais gerais e demais componentes da RAPS. Conjunto amplo de dispositivos (psico/labor/socioterapias) | Desospitalizar desmedicalizar escutar falar implicar-se reposicionar participar reinserir atender autogerir integrar horizontalizar territorializar singularizar | livre transito do usuário Reposicionamento subjetivo sujeitos implicados subjetiva e socioculturalmente sujeitos singularizados grupos sociais e familiares incluídos no tratamento sujeito reinserido socialmente Sujeito fala, participa do diálogo e trabalha na e pela fala Ponto de fala e de escuta da população Espaços de interlocução Práticas de intersubjetividade horizontal autogestão e troca horizontal e interdisciplinar de saberes Reposicionamento do sujeito: agente implicado no sofrimento e agente da possibilidade de mudanças atenção à saúde no território local e aproveitando recursos desse território equipe interdisciplinar Instituição a serviço da ética e da técnica interdisciplinaridade atenção integral à saúde Relações horizontais entre trabalhadores e entre estes e a população Relações de poder e saber horizontalizadas entre trabalhadores e entre estes e a população |
Tríplice contingência montada com base na tabela da dissertação de Lívia Maria Fontana
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