Menu

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Manicomial e antimanicomial: desastres e acertos

A perspectiva ou tratamento manicomial aproveita ou lucra com tudo que dá errado na saúde mental, com seus tratamentos simples de aplicar. Enquanto a perspectiva antimanicomial ou desmedicalizadora precisa fazer muita coisa dar certo e alguns aspectos não superados podem empacar o processo de recuperação. Por isso, não é apenas o poder do complexo médico-industrial a dificuldade principal, mas também a natureza da tarefa de cada perspectiva.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Os 3 reducionismos

No dicionário de filosofia Abbagnano (1995) o Reducionismo é apresentado e definido como algo que foi reduzido, transformado, modificado, manipulado, em nome da ciência. Em modo geral na filosofia, o reducionismo é o nome dado a teorias correlatas que afirmam, grosso modo, que objetos, fenômenos, teorias e significados complexos pode ser sempre reduzidos, a fim de explicá-los, a suas partes constituintes mais simples.

Outros termos também são utilizados para expressar a ideia de especialidade, como o mecanicismo e atomismo. Assim a ênfase nas partes tem sido chamada de mecanicista, reducionista ou atomística.

O oposto das idéias do reducionismo constitui o holismo: a ideia de que objetos, fenômenos, teorias e significados têm propriedades como um todo, que não são explicáveis a partir das propriedades de suas partes.

Os três tipos de reducionismo mais específicos são:

Reducionismo metodológico: métodos que identificam componentes de um fenômeno.

Reducionismo inter teórico: transformar uma teoria em outra teoria em um nível mais fundamental (biologia em física).

Reducionismo ontológico: 1) O reducionismo ontológico que esta relacionado diretamente ao ser humano e aos objetos, nada mais é que a ideia de que tudo que existe é feito de um pequeno número de substâncias básicas que se comportam de forma regular. 2) Reducionismo ontológico de tipo é a ideia de que todo tipo de item é um tipo de item de soma , e que todo tipo de item perceptível é uma soma de tipos de itens em um nível inferior de complexidade.

A psiquiatria biológica supõe o reducionismo ontológico: tudo o que acontece com o ser humano é feito de moléculas (têm essa natureza) num nível inferior ou básico e determinante (paradigma molecular).

Também é usado como sinônimo de simplificação demasiada ou de reduzir tudo a uma área do conhecimento ou tipo de fenômeno.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

O cultural e o natural

Os fatos do fenômeno comportamental biológico de aprendizagem ou suas condições determinantes de comportamentos pode ser transformado em interpretações holísticas sobre a cultura ou sobre o discurso se o ponto de partida for a perspectiva de ciências humanas ou sociais. As duas perspectivas de conhecimento podem ser semelhantes em suas descrições e é bom que seja assim. Por outro lado, se a perspectiva for de ciências humanas e sociais as intervenções provavelmente serão linguísticas ou argumentações. Já a perspectiva do fenômeno biológico da aprendizagem permite descrever e manejar acontecimentos com precisão, alterando individualmente algo que seria visto como compartilhado culturalmente. Uma interpretação holística pode ser o resultado de muitas variáveis inclusive de natureza diferentes. Interpretações holísticas também podem ser traduzidas para acontecimentos materiais, aumentando as chances de ser possível manejar os acontecimentos determinantes. É preciso tomar cuidado no entanto com o método de conhecimento que usa de procedimentos de inferências abstratas relacionadas e coerentes. A ênfase desse método de conhecimento é mais na coerência a partir de alguns pontos fundamentais e menos na verificação empírica. Um ponto de partida epistemológico sempre é necessário e pontos de partidas equivocados também acontecem em ciências duras consideradas apenas empíricas. Nas ciências naturais (biológicas) também acontece de um fenômeno de outra natureza (social ou cultural) ser interpretado a partir da perspectiva biológica, isto é, erro semelhante à interpretação holística de fenômenos nas ciências humanas ou sociais. É importante que psiquiatras estudem epistemologia pois se estiverem totalmente convertidos somente às ciências naturais e com posicionamento realista a respeito do conhecimento da própria área (esquecendo-se do processo de produção de conhecimento como uma construção) podem cometer muitos erros de interpretação com prejuízos sociais como consequência. A discussão de ontologia e epistemologia precisaria pelo menos ser levantada. Mas a própria caracterização da natureza de um fenômeno também depende de perspectivas sobre as suas propriedades e a epistemológica de perspectivas sobre como conhecer. A relação entre teoria e fatos (nexo lógico) vai ser formulada apenas a partir de uma perspectiva epistemológica e ontológica. Uma conversão teórica pouco pluralista não permitiria considerar ou observar acontecendo outros níveis da "realidade", que muitas vezes também é resultado de conhecimento.

Loucura: fenômeno cultural de 2ª ordem?

O fenômeno cultural loucura tem a propriedade de ser de segunda ordem, isto é, qualquer evento que esteja na margem dos fenômenos culturais nucleares, primários ou comuns. Por exemplo, o antropólogo Roberto DaMatta afirma que na cultura brasileira fazer perguntas é uma ação interpretada como afronta por não respeitar a característica de hierarquia na cultura brasileira. Se uma pessoa faz perguntas ela pode ser interpretada pela cultura como louca porque está agindo de maneira que a cultura só reconhece como algo à margem.

Isso é interessante pois mostra que não basta estudar o fenômeno loucura por si mesmo. É preciso conhecer a parte de valoração positiva das culturas.

sábado, 10 de setembro de 2022

Ex-usuários e viabilidade Reforma psiquiátrica

Conseguir demonstrar a viabilidade de ex-usuários da psiquiatria contribuiria bastante para provar a viabilidade da reforma psiquiátrica pois mostraria que a determinação a partir de nível molecular inferior e subordinação social ao paradigma molecular ou reducionismo ontológico é falsa no fundamento e na implicação de que o limite biológico não permitiria intervenção em outras formas de determinação. O paradigma molecular ou reducionismo ontológico contém a implicação de que não há capacidade para liberdade e para cidadania (acesso a direitos sociais e civis) sem o tratamento do nível molecular.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

DSM: social e cérebro

Paráfrase de Isaias Pessoti: O DSM tem a função de excluir os fatores pessoais e sociais e atribuir explicação cerebral.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Produtos e serviços em série (lucro)

Intervenções psiquiátricas satisfazem um critério relevante para gerar bastante lucro: produtos ou serviços em série, que possam ser produzidos em escala e aplicados de forma protocolar ou padronizada (sem muita reflexão).

Drogas psiquiátricas

Hospitais psiquiátricos / Internação psiquiátrica

Eletrochoque / eletroconvulsoterapia

Estimulação magnética transcraniana

Comunidades terapêuticas