Os fatos do fenômeno comportamental biológico de aprendizagem ou suas condições determinantes de comportamentos pode ser transformado em interpretações holísticas sobre a cultura ou sobre o discurso se o ponto de partida for a perspectiva de ciências humanas ou sociais. As duas perspectivas de conhecimento podem ser semelhantes em suas descrições e é bom que seja assim. Por outro lado, se a perspectiva for de ciências humanas e sociais as intervenções provavelmente serão linguísticas ou argumentações. Já a perspectiva do fenômeno biológico da aprendizagem permite descrever e manejar acontecimentos com precisão, alterando individualmente algo que seria visto como compartilhado culturalmente. Uma interpretação holística pode ser o resultado de muitas variáveis inclusive de natureza diferentes. Interpretações holísticas também podem ser traduzidas para acontecimentos materiais, aumentando as chances de ser possível manejar os acontecimentos determinantes. É preciso tomar cuidado no entanto com o método de conhecimento que usa de procedimentos de inferências abstratas relacionadas e coerentes. A ênfase desse método de conhecimento é mais na coerência a partir de alguns pontos fundamentais e menos na verificação empírica. Um ponto de partida epistemológico sempre é necessário e pontos de partidas equivocados também acontecem em ciências duras consideradas apenas empíricas. Nas ciências naturais (biológicas) também acontece de um fenômeno de outra natureza (social ou cultural) ser interpretado a partir da perspectiva biológica, isto é, erro semelhante à interpretação holística de fenômenos nas ciências humanas ou sociais. É importante que psiquiatras estudem epistemologia pois se estiverem totalmente convertidos somente às ciências naturais e com posicionamento realista a respeito do conhecimento da própria área (esquecendo-se do processo de produção de conhecimento como uma construção) podem cometer muitos erros de interpretação com prejuízos sociais como consequência. A discussão de ontologia e epistemologia precisaria pelo menos ser levantada. Mas a própria caracterização da natureza de um fenômeno também depende de perspectivas sobre as suas propriedades e a epistemológica de perspectivas sobre como conhecer. A relação entre teoria e fatos (nexo lógico) vai ser formulada apenas a partir de uma perspectiva epistemológica e ontológica. Uma conversão teórica pouco pluralista não permitiria considerar ou observar acontecendo outros níveis da "realidade", que muitas vezes também é resultado de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário