06.04.2025 | Natalia Kandybey
"Um efeito sistêmico é o efeito de uma substância ou intervenção terapêutica não apenas no local da aplicação ou em uma área específica do corpo, mas também em todo o organismo como um todo. Esse efeito ocorre quando a substância ativa entra na corrente sanguínea e se espalha por todos os órgãos e tecidos, afetando o funcionamento de vários sistemas simultaneamente. É por isso que o efeito sistêmico se diferencia do efeito local, que se limita a impactar apenas uma determinada região.
Exemplos de substâncias com ação sistêmica incluem a maioria dos medicamentos em comprimido, injeções, agentes hormonais, antibióticos e alguns suplementos alimentares. Por exemplo, um anti-inflamatório administrado por via intramuscular não apenas reduz a dor nas articulações, mas também pode afetar a temperatura corporal, a saúde do sistema imunológico ou a função gastrointestinal. Em alguns casos, o efeito sistêmico pode ser desejável (por exemplo, em inflamações generalizadas), e em outros, pode causar efeitos colaterais.
Compreender o efeito sistêmico é importante ao prescrever um tratamento, especialmente em pacientes com comorbidades ou hipersensibilidade a medicamentos. Isso permite avaliar não apenas os benefícios esperados, mas também os riscos potenciais associados ao impacto do medicamento sobre o corpo como um todo."
https://violapharm.com/en/system-action/
O efeito sistêmico ocorre porque as substâncias se conectam a receptores em todo o organismo e não apenas no alvo terapêutico.