Pacientes produtores ativos de saúde (prosumo)

Essa avalanche de informações e conhecimento relacionada à saúde e despejada todos os dias sobre os indivíduos sem a menor cerimônia varia muito em termos de objetividade e credibilidade. Porém, é preciso admitir que ela consegue atrair cada vez mais a atenção pública para assuntos de saúde - e muda o relacionamento tradicional entre médicos e pacientes, encorajando os últimos a exercer uma atitude mais participativa na relação. Ironicamente, enquanto os pacientes conquistam mais acesso às informações sobre saúde, os médicos têm cada vez menos tempo para estudar as últimas descobertas científicas ou para ler publicações da área - on-line ou não -, e mesmo para se comunicar adequadamente com especialistas de áreas relevantes e/ou com os próprios pacientes. Além disso, enquanto os médicos precisam dominar conhecimentos sobre as diferentes condições de saúde de um grande número de pacientes cujos rostos eles mal conseguem lembrar, um paciente instruído, com acesso à internet, pode, na verdade, ter lido uma pesquisa mais recente do que o médico sobre sua doença específica. Os pacientes chegam ao consultório com paginas impressas contendo o material que pesquisaram na internet, fotocópias de artigos da Physician's Desk Reference, ou recorte de outras revistas e anuários médicos. Eles fazem perguntas e não ficam mais reverenciando a figura do médico, com seu imaculado avental branco. Aqui as mudanças no relacionamento com os fundamentos profundos do tempo e conhecimento alteraram completamente a realidade médica. Livro: Riqueza Revolucionária - O significado da riqueza no futuro

Aviso!

Aviso! A maioria das drogas psiquiátricas pode causar reações de abstinência, incluindo reações emocionais e físicas com risco de vida. Portanto, não é apenas perigoso iniciar drogas psiquiátricas, também pode ser perigoso pará-las. Retirada de drogas psiquiátricas deve ser feita cuidadosamente sob supervisão clínica experiente. [Se possível] Os métodos para retirar-se com segurança das drogas psiquiátricas são discutidos no livro do Dr. Breggin: A abstinência de drogas psiquiátricas: um guia para prescritores, terapeutas, pacientes e suas famílias. Observação: Esse site pode aumentar bastante as chances do seu psiquiatra biológico piorar o seu prognóstico, sua família recorrer a internação psiquiátrica e serem prescritas injeções de depósito (duração maior). É mais indicado descontinuar drogas psicoativas com apoio da família e psiquiatra biológico ou pelo menos consentir a ingestão de cápsulas para não aumentar o custo do tratamento desnecessariamente. Observação 2: Esse blogue pode alimentar esperanças de que os familiares ou psiquiatras biológicos podem mudar e começar a ouvir os pacientes e se relacionarem de igual para igual e racionalmente. A mudança de familiares e psiquiatras biológicos é uma tarefa ingrata e provavelmente impossível. https://breggin.com/the-reform-work-of-peter-gotzsche-md/

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Regras de saúde dependem de variáveis

Médicos e influenciadores ensinam por exemplo regras de saúde supostamente válidas para todos de que o "correto" seria dormir depois de horas sem se alimentar. O quanto é plausível fisiologicamente afirmar que a dor e a tensão da fome ajudam a dormir? O quanto é plausível afirmar que a saciedade prejudica para iniciar o sono? Digestão é um processo tenso? Para dormir é necessário relaxar. E quando as pessoas sentem sono depois de estarem satisfeitas com uma refeição? Existe o correto para todos em biologia? Será que uma regra sobre fisiologia não deveria incorporar as variáveis das quais depende? É aproveitável aplicar regras de saúde sem conhecer essas variáveis? Essas regras poderiam ter o efeito contrário ou prejudicar se aplicadas sem se considerar as condições presentes nas variáveis que se busca controlar? A aplicação de uma regra de saúde de certa forma é semelhante a uma replicação experimental em que as condições semelhantes precisam estar presentes para o efeito da variável introduzida ocorrer.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Inflamação, antipsicóticos e esquizofrenia

Enquantos estudos sem conflitos de interesses mostram que os antipsicóticos aumentam a resposta inflamatória, estudos com conflitos de interesse como esse concluem que antipsicóticos atuam na hipótese inflamatória da esquizofrenia.

Risperidone normalizes increased inflammatory parameters and restores anti-inflammatory pathways in a model of neuroinflammation

Declaração de interesse O Dr. Arango foi consultor ou recebeu honorários da AstraZeneca, Bristol-Myers Squibb, Janssen-Cilag, Lundbeck, Otsuka, Pfizer, Roche, Servier e Schering–Plough.


O Jornal Nacional da Globo tem uma preferência pré-estabelecida (pró-indústria) entre esses posicionamentos.

É apenas um exemplo. É fácil perguntar sobre críticas a essa hipótese numa pesquisa profunda do Grok por exemplo.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

CRM-SC proíbe pedir prontuário em crise

Conselho de medicina proibiu pessoas em "surto" pedirem o prontuário.

https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/pareceres/SC/2025/1

Transparência: médicos e empresas de saúde

https://lec.com.br/novas-regras-de-transparencia-dos-relacionamentos-entre-medicos-e-fornecedores-de-produtos-medicos/

A novidade está em que, a partir de março de 2025 (180 dias da publicação da Resolução, que se deu e 02/09/2024), os relacionamentos deverão ser DIVULGADOS EM SITE DA INTERNET DISPONIBILIZADO PELO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA A QUE O MÉDICO ESTEJA VINCULADO.

Os médicos que já possuem vínculos com empresas de saúde terão um prazo de 60 (sessenta) dias para informar qualquer benefício recebido após a entrada em vigor da resolução.