Uma vez realizada a demonstração de evidências padrão-ouro da análise do comportamento aplicada, uma exigência de um grupo diferente, para desafios com transtornos mentais, isso seria suficiente para um amplo financiamento e para a análise do comportamento aplicada se tornar mainstream em um domínio de problemas? A história do sistema de saúde mental e os tratamentos inovadores indica que não. Se um tratamento não faz concessões e acordos comerciais sustentadores da indústria da saúde mental e a economia associada, o desafio de se tornar padrão é maior.
Limitações da psiquiatria biomédica Controvérsia entre psiquiatras farmacológicos e reforma psiquiátrica Psiquiatria não comercial e íntegra Suporte para desmame de drogas psiquiátricas Concepções psicossociais Gerenciamento de benefícios/riscos dos psicoativos Acessibilidade para Deficiência psicossocial Psiquiatria com senso crítico Temas em Saúde Mental Prevenção quaternária Consumo informado Decisão compartilhada Autonomia "Movimento" de ex-usuários Alta psiquiátrica Justiça epistêmica
Pacientes produtores ativos de saúde (prosumo)
Aviso!
sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Psicologia baseada em evidências e cognitivismo
Grande parte da psicologia baseada em evidências é formada por psicólogos cognitivos que passaram do autoelogio para querer definir quem deve e não deve receber dinheiro. Os cacoetes metodológicos e interfaces teóricas são muito semelhantes.
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
Saúde mental populacional e eugenia
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Medicamentos e tiróide
Tabela 1: Medicamentos e outras substâncias que interferem na função tireoidiana
1. Medicamentos que interferem na função hipotálamo-hipófise-tireoide
(a) Glicocorticoides
(b) Dopamina, agonistas de dopamina e antagonistas de dopamina
(c) Somatostatina e análogos da somatostatina
(d) Retinoides
2. Medicamentos que interferem na função tireoidiana
(a) Lítio
(b) Antidepressivos tricíclicos e inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)
(c) Antiepilépticos
(d) Rifampicina
(e) Metformina
(f) Amiodarona
Referência:
Título: Thyroid Diseases - Pathogenesis, Diagnosis, and Treatment
Autores: Paolo Vitti e Laszlo Hegedüs (Editores)
terça-feira, 27 de agosto de 2024
Escala de entendimento de atores da saúde mental
Existe uma escala hierárquica (nível de mensuração ordinal) de rótulos de capacidade de entendimento para cada tipo de ator na saúde mental:
O médico tem um entendimento muito superior e inacessível.
O psicólogo e outros profissionais de saúde tem um entendimento aceitável quando atuam como paramédicos (apoiadores do médico) e quando estão de acordo com o entendimento da sociedade.
O familiar confia, obedece, se conforma e segue tradições. Está de acordo com a sociedade.
O paciente/usuário tem um entendimento muito inferior (conceito manicomial) e seu posicionamento frente aos outros três atores é hierarquizado como discurso com baixo valor de validade.
Direção, assimetria, proporção e medicalização
Os aspectos de direção, assimetria e proporção das afirmações verbais e dos comportamentos são bastante vagos e maleáveis para atribuir sintomas conforme os interesses e as emoções.
Leis do comportamento operante e alterações orgânicas
terça-feira, 20 de agosto de 2024
Expansão de mercado e campanhas de saúde mental
As campanhas de conscientização sobre saúde mental e redução de estigma tem objetivos econômicos atrelados e entram nas análises financeiras sobre expansão de mercado, indicando um componente relevante na constituição dessa forma de conhecimento a ser avaliado com distanciamento crítico.
"Em termos de receita, o segmento de aplicação de crescimento mais rápido para a paliperidona provavelmente será no tratamento da esquizofrenia em adultos. À medida que os transtornos psiquiátricos continuam a ser prevalentes em todo o mundo, espera-se que a demanda por medicamentos antipsicóticos eficazes, como a paliperidona, aumente. Além disso, a pesquisa e desenvolvimento contínuos na área da saúde mental e o crescente conhecimento sobre o diagnóstico e a intervenção precoces podem contribuir para o crescimento do mercado de antipsicóticos, incluindo o uso da paliperidona."
"O mercado de Paliperidona deve experimentar um crescimento substancial de receita no período de previsão devido a vários fatores significativos. Um dos principais impulsionadores do crescimento da receita no mercado de Paliperidona é a crescente prevalência de transtornos mentais globalmente.
Além disso, o crescente conhecimento e aceitação das questões de saúde mental também têm contribuído para o crescimento da receita do mercado de Paliperidona. Houve uma mudança significativa nas atitudes sociais em relação à saúde mental, levando mais indivíduos a buscar ajuda e tratamento profissional. Esse aumento na conscientização e a redução do estigma em torno da saúde mental resultaram em um maior número de prescrições para medicamentos como a Paliperidona.
Além disso, os avanços no desenvolvimento de medicamentos e na tecnologia impulsionaram ainda mais o crescimento do mercado de Paliperidona. As empresas farmacêuticas estão investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento para descobrir novos e melhores medicamentos antipsicóticos que tenham maior eficácia e menos efeitos colaterais. Esses avanços não apenas impulsionam o crescimento da receita ao aumentar as taxas de prescrição, mas também apoiam a expansão geral do mercado.
As últimas tendências observadas no mercado de Paliperidona incluem uma mudança para formulações injetáveis de longa duração. Os antipsicóticos injetáveis de longa duração oferecem uma liberação prolongada do medicamento, permitindo uma dosagem menos frequente e melhor adesão ao tratamento. Essa tendência tem ganhado popularidade, pois aborda o desafio da não adesão frequentemente associada a medicamentos orais e melhora os resultados dos pacientes.
No entanto, [o relatório] também enfatiza os desafios dos potenciais efeitos colaterais e das restrições das políticas de preços/reembolso [planos de saúde e governos] [na acessibilidade econômica do produto]"
Referência: https://www.reportprime.com/paliperidone-r14161
sexta-feira, 2 de agosto de 2024
Modelo manicomial e análise do comportamento
Duas características do modelo manicomial são diretamente relevantes para a crítica à análise do comportamento pela reforma psiquiátrica brasileira: tratamentos em locais fechados e disciplina.
Uma das afirmações de Hugh Lacey e Chomsky é de que o behaviorismo radical e análise experimental do comportamento tem validade somente para ambientes fechados devido ao uso de laboratórios. Essa afirmação é inspirada pela negação do fenômeno reforço e pela concepção de que essa área de conhecimento apenas controla de forma coercitiva o comportamento. No entanto, numa concepção que reconhece os efeitos do fenômeno reforço operante de forma amplamente replicada, não há motivos para afirmar que a aprendizagem ocorre apenas em locais fechados.
Na mesma linha, a crítica de que a análise do comportamento pratica a disciplina manicomial é inspirada no não reconhecimento do fenômeno do comportamento operante. A disciplina é entendida nessa concepção como coerção de acordo com objetivos de outras pessoas. No entanto, a análise experimental do comportamento promove a aprendizagem segundo as necessidades na vida do cliente. Nos momentos que promove adaptação, isso acontece devido à indisposição de pessoas do convívio. Numa concepção que rejeita a "disciplina", treinar a pessoa para manejar com sucesso sua vida é pejorativo ou uma forma de normalização violenta de uma pessoa "indisciplinável" que precisa de intervenções sociais e institucionais para viver sua vida e ser aceita como uma identidade diferente positiva. Nessa concepção, o "louco" é uma pessoa impossibilitada de aprender. Até que ponto isso é realmente uma virtude do tratamento em saúde mental?
quinta-feira, 1 de agosto de 2024
Estigma e capacidade social de solução técnica
É possível afirmar a relação quantitativa de que quanto menos uma sociedade é capaz de uma solução técnica efetiva de uma condição de saúde maior é o estigma alimentado e quanto mais uma sociedade é capaz de uma solução técnica efetiva para uma condição de saúde menor é o estigma. Historicamente, a contracultura valorizou a loucura por aperfeiçoar maneiras de lidar com a divergência. Em termos de uma linguagem comportamental, a experiência social ampla da capacidade social ou da incapacidade de oferecer uma solução técnica efetiva estabelece fatos para que se construam equivalências simbólicas (de estímulos) positivas ou negativas sobre uma condição de saúde tomada como uma classe de comportamento verbal.