Transtorno mental, loucura, ou de qualquer maneira que você escolha chamar isso, tem sido uma preocupação minha desde o primeiro dia que eu entrei - ou melhor fui arrastado - na unidade psiquiátrica Real de Londres. Esse foi o dia que um psiquiatra que tinha me conhecido por menos de 1 hora concluiu que eu estava sofrendo de um transtorno mental chamado esquizofrenia. Esse encontro de 1 hora mudou minha vida inteira. Assumidamente minha vida até esse momento não tinha sido a mais agradável registrada. Na verdade, eu tinha tinha uma existência bem solitária e infeliz. Uns poucos meses como um interno do hospital psiquiátrico mudou isso tudo. Longe de ser solitário e infeliz, eu me tornei totalmente isolado e deprimido. Pelos próximos 10 anos minha vida era controlada pelo sistema psiquiátrico. Nesse momento meu cunhado, sobre me conhecer pela primeira vez, pensou: "Que merda foi aquela?" Ele estava se referindo à visão de dar pena do que eu tinha me tornado quando ele me conheceu 5 anos depois da minha internação no hospital. Ele mais tarde me disse que queria atirar em mim para acabar com minha miséria.
Longe de ser um santuário ou um sistema de cura, o sistema psiquiátrico se tornou para mim, como para muitos outros, um sistema de medo e continuação do transtorno. Como muitos outros, a recuperação era um processo que eu não tinha encontrado dentro do sistema. Na verdade, eu posso honestamente dizer que não foi até eu deixar o sistema que o processo de recuperação realmente tomou rumo na minha vida.
Era como se o sistema não tivesse expectativa nenhuma de eu me recuperar; ao invés disso a ênfase era na manutenção. Eu não estou dizendo que aqueles que trabalharam no sistema não cuidaram de mim. Eles fizeram isso: eles me vestiram, me alimentaram, me deram onde morar, e se encarregaram de eu tomar minha medicação. O que eles não fizeram foi considerar a possibilidade de que eu poderia retornar a ser uma pessoa. Não a que eu fui um dia, mas a pessoa que eu poderia me tornar; talvez mais do que eu era uma vez. Na verdade, eu pude me tornar Ron Coleman.
Livro: Recovery An alien Concept
Autor: Ron Coleman
Nenhum comentário:
Postar um comentário