Linhares & da Cunha (2023), Neurath's Utopianism Revisited
Exemplo de argumento relevante para a compreensão do significado da crítica e da defesa do uso de tecnologias decorrentes de aprendizagem operante e psicofarmacologia. Aplicável também a outras formas de conhecimento e intervenções menos polêmicas, bastante difundidas e menos problematizadas. As realidades de cada contexto de uso de conhecimento são observáveis e descritíveis.
Exemplo. Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
T: certos princípios tecnológicos, como a engenharia genética, o condicionamento psicológico, a organização da sociedade em castas, ..., são desejáveis
C: o cenário descrito por Huxley em Admirável Mundo Novo
W: se as técnicas científicas são desejáveis no planejamento social, então a sociedade do Admirável Mundo Novo seria desejável
Não W: No entanto, a narrativa de Huxley nos leva a concluir que não é bem assim, Admirável Mundo Novo é uma distopia
Linsbichler & da Cunha (2023), Neurath's Utopianism Revisited
Há uma contradição entre as consequências utópicas W e as distópicas não W.
Diante de uma inconsistência, temos que fazer alguma coisa...
Geralmente, os proponentes de um experimento mental sugerem que rejeitemos a concepção de fundo T (o uso das tecnologias)
Mas também podemos afirmar
que C não é possível
que C é uma exceção irrelevante que não implica na consequência no mundo especificada W
que as vantagens de C compensam as desvantagens
Referência:
"Neurath's Utopianism between Science and Activism", Ivan Ferreira da Cunha.https://www.youtube.com/watch?v=CD8J2dsWwPc
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