Limitações da psiquiatria biomédica Controvérsias entre psiquiatras conservadores e reforma psiquiátrica Psiquiatria não comercial e íntegra Suporte para desmame de drogas psiquiátricas Concepções psicossociais Gerenciamento de benefícios/riscos dos psicoativos Acessibilidade para Deficiência psicossocial Psiquiatria com senso crítico Temas em Saúde Mental Prevenção quaternária Consumo informado Decisão compartilhada Autonomia "Movimento" de ex-usuários Alta psiquiátrica Justiça epistêmica
Pacientes produtores ativos de saúde (prosumo)
Aviso!
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
O híbrido marido-filho
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
Psiquiatria preventiva e resistência à desprescrição
terça-feira, 7 de dezembro de 2021
Factualidade e realidade é interna à teoria
Nossa teoria científica geral exige do mundo apenas que seja estruturado de forma a assegurar as sequências de estimulação que nossa teoria nos dá esperar.
A factualidade, como a gravitação e a carga elétrica, é interna à nossa teoria da natureza.
Quine - Things and their places in theories.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
Teoria e dados
Eu sugiro que ao invés de pensar que nós podemos olhar através de uma teoria e ver o mundo independentemente da mente, nossos encontros com as coisas são sempre mediados e modulados por compromissos cognitivos. O resultado é um entendimento do mundo como modulado por uma teoria particular, (Elgin, 2019, p. 522)
Fonte: ...
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Poder simbólico
Capítulo 1 do livro o poder simbólico do sociólogo Bordieu. As frases longas são horríveis. Mas relendo e indo atrás dos conceitos na internet dá para entender.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2021
Cérebro e ambiente
R. Quando uma criança é privada da alteridade, seus dois lobos pré-frontais atrofiam, o circuito límbico desaparece e as tonsilas rinoencefálicas ficam hipertrofiadas. O cérebro se torna disfuncional porque não há ambiente, não há alteridade. Isso se fotografa, é muito fácil ver. Mas quando se reorganiza o ambiente, e desde que não tenhamos deixado a criança sozinha por muito tempo, vemos que os lobos pré-frontais e o circuito da memória se desenvolvem novamente e as duas tonsilas desligam. Ou seja, quando agimos sobre o ambiente, modificamos a escultura cerebral.
R. Existem três ambientes. O primeiro é o ambiente imediato do bebê: o líquido amniótico, a química. O segundo é o afetivo: a mãe, o pai, a família, a vizinhança, a escola. E o terceiro é o ambiente verbal: os relatos, os mitos. E esse ambiente também participa da escultura do cérebro.
https://brasil.elpais.com/internacional/2021-10-31/boris-cyrulnik-os-adolescentes-mais-afetados-pela-pandemia-terao-depressao-cronica-quando-adultos.html?rel=mas