Pacientes produtores ativos de saúde (prosumo)

Essa avalanche de informações e conhecimento relacionada à saúde e despejada todos os dias sobre os indivíduos sem a menor cerimônia varia muito em termos de objetividade e credibilidade. Porém, é preciso admitir que ela consegue atrair cada vez mais a atenção pública para assuntos de saúde - e muda o relacionamento tradicional entre médicos e pacientes, encorajando os últimos a exercer uma atitude mais participativa na relação. Ironicamente, enquanto os pacientes conquistam mais acesso às informações sobre saúde, os médicos têm cada vez menos tempo para estudar as últimas descobertas científicas ou para ler publicações da área - on-line ou não -, e mesmo para se comunicar adequadamente com especialistas de áreas relevantes e/ou com os próprios pacientes. Além disso, enquanto os médicos precisam dominar conhecimentos sobre as diferentes condições de saúde de um grande número de pacientes cujos rostos eles mal conseguem lembrar, um paciente instruído, com acesso à internet, pode, na verdade, ter lido uma pesquisa mais recente do que o médico sobre sua doença específica. Os pacientes chegam ao consultório com paginas impressas contendo o material que pesquisaram na internet, fotocópias de artigos da Physician's Desk Reference, ou recorte de outras revistas e anuários médicos. Eles fazem perguntas e não ficam mais reverenciando a figura do médico, com seu imaculado avental branco. Aqui as mudanças no relacionamento com os fundamentos profundos do tempo e conhecimento alteraram completamente a realidade médica. Livro: Riqueza Revolucionária - O significado da riqueza no futuro

Aviso!

Aviso! A maioria das drogas psiquiátricas pode causar reações de abstinência, incluindo reações emocionais e físicas com risco de vida. Portanto, não é apenas perigoso iniciar drogas psiquiátricas, também pode ser perigoso pará-las. Retirada de drogas psiquiátricas deve ser feita cuidadosamente sob supervisão clínica experiente. [Se possível] Os métodos para retirar-se com segurança das drogas psiquiátricas são discutidos no livro do Dr. Breggin: A abstinência de drogas psiquiátricas: um guia para prescritores, terapeutas, pacientes e suas famílias. Observação: Esse site pode aumentar bastante as chances do seu psiquiatra biológico piorar o seu prognóstico, sua família recorrer a internação psiquiátrica e serem prescritas injeções de depósito (duração maior). É mais indicado descontinuar drogas psicoativas com apoio da família e psiquiatra biológico ou pelo menos consentir a ingestão de cápsulas para não aumentar o custo do tratamento desnecessariamente. Observação 2: Esse blogue pode alimentar esperanças de que os familiares ou psiquiatras biológicos podem mudar e começar a ouvir os pacientes e se relacionarem de igual para igual e racionalmente. A mudança de familiares e psiquiatras biológicos é uma tarefa ingrata e provavelmente impossível. https://breggin.com/the-reform-work-of-peter-gotzsche-md/

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Invega Sustenna não tem eficácia superior

Barbosa AM, Araújo WEC, Portela RG. Eficácia, segurança e efetividade comparada de Palmitato de Paliperidona e outros antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado para tratamento de esquizofrenia: revisão rápida de evidências. Rev Cient Esc Saúde Goiás. 2020;6(2):in press.

Trechos relevantes

Estágio de incorporação ao SUS

Um relatório de recomendação da CONITEC 5 , de Abril/2013, recomendou a não incorporação do medicamento Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) para o tratamento da Esquizofrenia. O motivo: falta de provas científicas de superioridade em eficácia e segurança, quando  comparado ao Decanoato de Haloperidol (drogas antiga e altamente tóxica versão injetável) ; alto custo; sem análise de custo-efetividade, custo-utilidade que demonstre vantagem na incorporação.

O Palmitato de Paliperidona é mais eficaz e seguro que os outros antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado, registrados na ANVISA, para o tratamento sintomático de esquizofrenia?

• Population (população): Pacientes adultos com esquizofrenia.

• Intervention (intervenção): Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna).

• Comparator (comparador): Decanoato de Haloperidol (padronizado no SUS) e outros antipsicóticos

IEP, com registro na ANVISA e não padronizados no SUS.

• Outcome (resultado): Eficácia (taxa de recaídas, falha terapêutica, mortalidade, melhora

sintomática em sintomas positivos e negativos) e segurança (EA de efeito extrapiramidal,

metabólico, hormonal, sexual, entre outros).

• Study (estudos): RS (revisão sistemática) de ECR (ensaio clínico controlado randomizado) e EOEMR estudos observacionais de efetividade mundo real


Estudo sistemático 1:

Palmitato de Paliperidona é similar aos outros antipsicóticos de primeira geração - injeção de efeito prolongado  e antipsicóticos de segunda geração - injeção de efeito prolongado, em termos de eficácia e segurança terapêutica. 

Conclusão

A maioria dos agentes antipsicóticos  (inclusive os de uso oral) mostrou eficácia intermediária na prevenção de recaídas e as diferenças entre eles foram pequenas


Estudo sistemático 2:

Conclusão

Palmitato de Paliperidona e Risperidona- injetáveis de efeito prologando são similares em eficácia e segurança no tratamento de esquizofrenia, exceto que Palmitato de Paliperidona tem menos eventos adversos de sintomas extrapiramidais


Estudo sistemático 3: 

Os resultados sugerem que não há diferença significativa na mortalidade por todas as causas ou devido ao suicídio entre AIEP, placebo ou antipsicóticos de uso oral.

Conclusão 

Palmitato de Paliperidona tem mortalidade similar aos outros AIEP. Por outro lado, houve uma tendência modesta de redução da mortalidade no grupo combinado de AIEP em comparação com o placebo em 13 semanas.

Estudo sistemático 4:

Conclusão 

Clozapina e antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado foram os tratamentos farmacológicos com as maiores taxas de prevenção de recaídas na esquizofrenia. Os AIEP reduzem o risco de falha de tratamento (hospitalização psiquiátrica, descontinuação ou mudança de antipsicótico, morte), mas não são diferentes entre si nas taxas de redução de risco.

Estudo sistemático 5:

Conclusão 

Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) não tem diferença, estatisticamente significativa, dos outros agentes antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado (exceto Enantato de Flufenazina), na redução da razão de risco ajustada de mortalidade.

Estudo sistemático 6:

Conclusão 

Clozapina e agentes antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado foram associados ao menor risco de hospitalização por todas as causas na coorte total e no grupo recém-diagnosticado. Clozapina e agentes antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado são os tratamentos mais eficazes na prevenção de internações psiquiátricas e  hospitalizações por todas as causas entre pacientes crônicos e com primeiro episódio com esquizofrenia. Não há diferenças nas razões de risco de internações psiquiátricas e hospitalizações por todas as causas entre os diversos agentes antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado.

Discussão

Em uma RS 9 de 2016, que incluiu estudos de 10.177 participantes em 56 ensaio clínico controlado randomizado (tipo de estudo individual com as evidências mais confiáveis que existem) com duração média de tratamento de 48 semanas (intervalo 4-156 semanas), foram realizadas várias comparações de Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) com outros antipsicóticos de primeira e segunda geração, orais e injetáveis de efeitos prolongado, através de meta-análise de rede. Nas análises pareadas, não houve diferenças estatisticamente significativas nas taxas (Odds-ratio ou razão de chances) de recaída (principal desfecho de eficácia) entre Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) e antipsicóticos orais (Aripiprazol, Clorpromazina, Haloperidol, Olanzapina, Paliperidona, Quetiapina, Risperidona e Ziprasidona),  injetáveis de efeito prolongado de primeira geração (Decanoato de Haloperidol, Enantato de Flufenazina, Decanoato de Zuclopentixol) e injetáveis de efeito prolongado de segunda geração  (Risperidona injetável). Igualmente, nas taxas de descontinuação por todos os motivos (desfecho de segurança), o Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) não era estatisticamente diferente dos antipsicóticos orais, injetáveis de efeito prolongado de primeira geração ou injetáveis de efeito prolongado de segunda geração. Em geral, os antipsicóticos injetáveis de efeitos prolongado tendiam a ser mais tolerados que os orais, mas as diferenças entre eles não eram estatisticamente significativas.

Ainda, na revisão sistemática 9 , não houve diferenças estatisticamente significativas nas chances de ganho de peso entre Palmitato de Paliperidona e antipsicóticos orais (Aripiprazol, Clorpromazina, Haloperidol, Olanzapina, Paliperidona, Quetiapina, Risperidona e Ziprasidona) ou injetável de efeito prolongado (Decanoato de Haloperidol e Risperidona-injetável de efeito prolongado).

As evidências disponíveis na revisão sistemática 9  sugerem que Palmitato de Paliperidona é similar aos outros  injetáveis de efeito prolongado de primeira geração ou injetáveis de efeito prolongado de segunda geração, em termos de eficácia e segurança terapêutica (grau B para a prática baseada em evidências)

Conforme as evidências sumarizadas na revisão sistemática 2, assume-se que Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) tem mortalidade similar aos outros antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado (grau A para a prática baseada em evidências).

Medicamentos antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado foram associados a um risco substancialmente menor de reinternação em comparação com formulações orais equivalentes. A clozapina e todos os medicamentos antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado foram associados às menores taxas de falha do tratamento (hospitalização psiquiátrica, descontinuação ou mudança de antipsicótico, morte) em comparação com o medicamento mais utilizado, a olanzapina oral. Os resultados de várias análises de sensibilidade foram consistentes com os das análises primárias. Clozapina e antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado foram os tratamentos farmacológicos com as maiores taxas de prevenção de recaídas na esquizofrenia. [...] Isto sugere que todos os antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado reduzem o risco de falha de tratamento (hospitalização psiquiátrica, descontinuação ou mudança de antipsicótico, morte), mas não são diferentes entre si nas taxas de redução de risco.

[...] Assim, Palmitato de Paliperidona não tem diferença, estatisticamente significativa, dos outros agentes antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado (exceto Enantato de Flufenazina), na redução da razão de risco ajustada de mortalidade.

Clozapina e antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado foram associados ao menor risco de hospitalização por todas as causas na coorte total e no grupo recém-diagnosticado. Clozapina e antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado são os tratamentos mais eficazes na prevenção de internações psiquiátricas e hospitalizações por todas as causas entre pacientes crônicos e com primeiro episódio com esquizofrenia. Aparentemente, os antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado não diferem entre si nesses desfechos.

CONCLUSÃO

Em resumo, as evidências de revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados (Grau A e

B (de evidências) para a prática baseada em evidências) demonstram que:

• Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna/mensal) é tão eficaz e seguro quanto a Risperidona-injetável efeito prolongado para o tratamento de esquizofrenia, exceto que provoca menor taxa de sintomas extrapiramidais (efeitos adversos);

• Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) é similar aos outros injetáveis de efeito prolongado de primeira e segunda geração nos vários desfechos de eficácia e segurança terapêutica;

• Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) tem mortalidade similar à de outros antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado;

• Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) e Decanoato de Haloperidol são similares nos desfechos de eficácia e segurança para o tratamento de esquizofrenia, inclusive no risco de eventos adversos de sintomas extrapiramidais do tipo discinesias tardias e parkinsonismo, exceto que Palmitato de Paliperidona tem menor incidência de acatisia. Os estudos observacionais de efetividade clínica no mundo real de países escandinavos e do Canadá (Grau B para a prática baseada em evidências) indicam que:

•Clozapina e antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado  foram os tratamentos medicamentosos com as maiores taxas de prevenção de recaídas na esquizofrenia;

• Os vários injetáveis de efeito prolongado de primeira e segunda geração reduzem o risco de falha de tratamento (hospitalização psiquiátrica, descontinuação ou mudança de antipsicótico, morte), mas não são diferentes entre si nas taxas de redução de risco;

• Os diversos injetáveis de efeito prolongado de primeira e segunda geração reduzem o risco de reinternação hospitalar psiquiátrica e hospitalização por qualquer causa, mas não diferem entre si nas taxas de redução de risco;

• Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) não tem diferença, estatisticamente significativa, dos outros agentes antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado, na redução do risco de mortalidade. Portanto, as evidências disponíveis sugerem que Palmitato de Paliperidona (Invega Sustenna) não é mais eficaz e seguro que os outros antipsicóticos injetáveis de efeito prolongado, registrados na ANVISA, para o tratamento sintomático de esquizofrenia. Assim, Palmitato de Paliperidona não é clinicamente mais vantajoso que Decanoato de Haloperidol (tecnologia disponível no SUS) ou outros injetáveis de efeito prolongado de primeira e segunda geração (ainda não incorporados).

sexta-feira, 28 de maio de 2021

A individualidade, a uniformidade e os interesses do coletivo

Por que algumas (ou a maioria) das pessoas parecem ter nojo e desprezo pela individualidade ou singularidade? A partir da ideia de ser propriedade do coletivo ou de um coletivo é possível inferir que a pessoa que não se tornou uniforme conforme o esperado pelo coletivo não está servindo a esses interesses e portanto é classificada como equivalente ao inimigo, lixo ou resto social. Como as pessoas são condicionadas a isso? Pela observação do julgamento social das pessoas diferentes. Esse julgamento social tem origem nos interesses dos coletivos e representa a sua dimensão negativa.

A sociedade tem mais dificuldade de absorver uma cultura diversa ou pessoas singulares também porque isso entra em conflito com outras individualidades. As pessoas que tem nojo da singularidade de certa forma equivalem a uniformidade com o prestígio social. O prestígio social tem origem em servir a algum interesse.

A psiquiatria portanto marca ou estigmatiza as pessoas diferentes como uma ameaça social à reprodução social.

Logo, há algo de cooptação na normalidade.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Sou totalmente contra a psiquiatria?

Não posso ser totalmente contra os tratamentos psiquiátricos por causa dos casos difíceis. Mas a psiquiatria crítica também não é. É apenas mais sóbria. Só agora juntei informações o suficiente para elaborar bem isso.

Minhas razões:

- Quando uma pessoa com sintomas psicóticos graves está muito alienada os antipsicóticos podem retirá-la desse estado.

- Há casos tão graves de transtorno obssessivo-compulsivo que a terapia comportamental não dá conta e que pode ser necessário a psicocirurgia.

- Pessoas com sintomas bipolares podem praticar atos muito irresponsáveis e ter impulso de se suicidar.

- Pessoas com depressão grave precisam de algum tratamento a curto prazo para não se suicidarem. A cetamina e a psilocibina podem ajudar nesses casos. Além de outros tratamentos biológicos e psiquiátricos.

- A ansiedade pode se tornar tão insuportável que a pessoa faz qualquer coisa para reduzi-la.


Por outro lado:

- As drogas psiquiátricas e tratamentos biológicos são usados devido à falta de acesso a tratamentos eficazes. As pessoas com sintomas geralmente estão dispostas a fazer qualquer coisa.

- Os tratamentos psiquiátricos não deveriam durar a vida toda.

- Todo tratamento psiquiátrico produz dano e é desejável usá-los o mínimo possível e não banalizar o uso como os entusiastas fazem. Mas a medicina recorre a tratamentos drásticos que geram bastante dano mas são úteis para um objetivo importante.

- Será que os psiquiatras tradicionais tem consciência de toda a sacanagem que existe por trás das pesquisas psiquiátricas? Eles nem acompanham o melhor das pesquisas. Muito menos conseguem ter senso crítico de toda uma indústria.

- Usar drogas psiquiátricas e tratamentos biológicos é menos desafiador para o senso comum de caráter reducionista biológico.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Janela de overton e normalidade estatística nas áreas psi

O conceito de janela de overton afirma que a opinião pública sobre o que é inaceitável, neutro, aceitável ou desejável pode ser manipulada por engenharia social para defender interesses de grupos e que isso é feito deslocando o foco do mérito do assunto para outro aspecto. Ser considerado normal ou anormal depende muito do que já foi estabelecido em anos anteriores na cultura como inaceitável ou neutro e aceitável. A psiquiatria ou as áreas psi em geral ao usarem a curva normal (conceito da estatística) para definir o que é saudável ou não, acaba sendo conservadora porque só considera aceitável formas de comportamento já estabelecidas na sociedade para as pessoas mais quadradas. A distância da mentalidade das pessoas quadradas é um risco social. Ou pelo menos se não for iniciativa das área psi a demanda social por tratamento estará relacionada com a janela de overton.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Intolerância social com o desbunde

Hoje em dia há uma grande intolerância social com o desbunde de comportamento. Para algo ser considerado doente basta a cultura ser incapaz de assimilar como algo legítimo. Desbunde era a mudança repentina de comportamento das pessoas que se tornavam hippies. O pluralismo cultural é algo que se perde com a normatividade implícita nos conceitos de saúde mental.


sábado, 22 de maio de 2021

Bipolaridade

Eu nunca estudei a fundo o diagnóstico de bipolaridade. Mas me parece absurdo falar em alterações cíclicas e periódicas dos níveis de neurotransmissores por motivos endógenos. Isso na verdade é uma re-descrição de acordo com o reducionismo biológico do comportamento da pessoa considerada bipolar. O que parece uma explicação mas é um raciocínio circular do comportamento para a neuroquímica e da neuroquímica para o comportamento. A ativação cerebral ocorre em relação ao ambiente e precisa ser explicada também. Quando se está falando em neurotransmissores se está falando em metabolismo. Por que o metabolismo seria cíclico?

Cuidado com o sistema de saúde mental!

Muito cuidado ao entrar no sistema de saúde mental! 

As pessoas com pouca experiência no sistema de saúde mental não imaginam que podem ser prejudicadas pelos vários absurdos do modelo asilar ou manicomial de tratamento. Nesse modelo são enfatizados os defeitos orgânicos de praticamente qualquer pessoa que procure tratamento, o tratamento é prejudicial, os problemas são cronificados. Tanto os profissionais de saúde como a sociedade em geral acreditam no modelo asilar ou manicomial. Então se você entra no sistema de saúde mental você vai ser considerado um doente mental pelos profissionais e a sociedade em geral. Basta desejar ser mais feliz ou resolver alguns conflitos e você corre o risco de ser culpado pela sociedade e família, visto como alguém com uma doença incurável e  como alguém incapacitado. 

Vale a pena ler mais sobre o modelo asilar ou manicomial e o modelo psicossocial no link.

sábado, 15 de maio de 2021

Série sobre Rorschach denunciada

Alguém denunciou minha série sobre Rorschach e o blogger a excluiu para logo depois restaurar depois da revisão. Por mais que algumas pessoas achem absurdo o conteúdo desse blogue, está tudo documentado.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Phishing no blogger

Há um site com endereço parecido com o blogger que está se passando pelo site do blogger para pegar informação.

Esse é o site malicioso:

1.bp.blogspot.com


quarta-feira, 12 de maio de 2021

Discurso hippie em termos analítico-comportamentais

Uma tradução do discurso hippie em termos analítico-comportamentais


Working Class Hero - John Lennon

Herói da classe trabalhadora - John Lennon


As soon as you're born, they make you feel small

Tão cedo quanto você nasceu, eles fazem você se sentir pequeno

By giving you no time instead of it all

Ao te dar pouco tempo, ao invés disso tudo

[A sociedade educa membros novos através de ameaças com a finalidade de fazer se comportar como o sistema espera, o que toma todo o tempo, ao invés de fornecer repertório de empoderamento]

Till the pain is so big you feel nothing at all

Até a dor ficar tão grande que você não sente nada

[Até você sentir os efeitos colaterais das contingências aversivas]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser


They hurt you at home and they hit you at school

Eles te machucaram em casa e eles te bateram na escola

[Eles usam contingências aversivas em casa e na escola]

They hate you if you're clever and they despise a fool

Eles te odeiam se você é esperto e eles desprezam um tolo

[Eles te punem se você é mais ou menos esperto que a média]

Till you're so fucking crazy you can't follow their rules

Até você ficar tão maluco que você não pode seguir as regras deles

[Até começar a reagir às contingências aversivas]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]


When they've tortured and scared you for twenty odd years

Quando eles te torturam e te amedrontaram por 20 anos estranhos

[Eles usaram contingências aversivas por toda a sua vida até agora]

Then they expect you to pick a career

Então eles esperam que você escolha uma carreira

When you can't really function, you're so full of fear

Quando você não está realmente funcional, você está cheio de medo

[Você escolhe uma carreira sob contingências aversivas, sofrendo os efeitos colaterais emocionais e déficit de repertório]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]


Keep you doped with religion and sex and TV

Mantendo você dopado com religião, sexo e televisão

[O aspecto agradável do reforço pode te alienar]

And you think you're so clever and classless and free

E você pensa que é tão esperto, sem classe e livre

[Você se sente livre pelo reforço positivo mas está seguindo estratégias de controle do sistema social e sente que isso é um comportamento inteligente]

[Numa sociedade sem classe a motivação para se destacar sendo mais produtivo economicamente não era considerada uma virtude.]

But you're still fucking peasants, as far as I can see

Mas você continua sendo um merda de um camponês, até onde consigo ver

[Mas você é só uma peça no sistema que está recebendo pouco]

A working class hero is something to be

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]


A working class hero is something to be

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]

There's room at the top, they are telling you still

Há espaço no topo, ele estão te dizendo ainda

[Os reforçadores são alcançáveis]

But first you must learn how to smile as you kill

Mas primeiro você deve aprender a sorrir enquanto mata

[Mas você deve obedecer sem pensar nas consequências sociais dos seus atos]

If you want to be like the folks on the hill

Se você quiser ser como o pessoal da colina

[Se você quiser ser uma pessoal com distinção]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]

A working class hero is something to be

Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

[É esperado que você seja um herói da classe trabalhadora]

If you want to be a hero, well just follow me

Se quiser ser um herói, bem apenas me siga

[Você está recebendo incentivos do sistema social para cumprir interesses escusos]

If you want to be a hero, well just follow me

Se quiser ser um herói, bem apenas me siga

terça-feira, 11 de maio de 2021

Veganismo e saúde mental

Vegan Anxiety Compilation

https://www.youtube.com/watch?v=M2msQbVUA0A


Ansiedade/pânico, dor de cabeça, depressão e psicose em veganos. É um bom experimento para mostrar a importância da alimentação. Um profissional fala que é por causa da sobremetilação no cérebro ou quantidade demais de uma boa coisa.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Cultura e análise do comportamento

A relação entre análise do comportamento e cultura envolve a dimensão do quanto há de capacidade de uma cultura de manejar o comportamento. Por isso, todo conhecimento de análise do comportamento pode ser usado e todos os outros conhecimentos também. Para se criar uma cultura basta criar conceitos e a qualidade desses conceitos depende do quanto esse conceitos são capazes de fazer discriminações do mundo. Para isso, todo tipo de conhecimento e pesquisa serve. A filosofia ajuda na capacidade de discriminação conceitual do mundo de todas as áreas do conhecimento. O quanto uma cultura vale a pena vai depender das suas consequências para seus membros e para as pessoas sujeitas às consequências dessa cultura. Subentende-se que a análise do comportamento faz discriminações melhores relativas ao comportamento por decompor as dimensões físicas relacionadas ao comportamento e fazer experimentação. Mas tudo que levar a melhores discriminações também pode ajudar. A análise do comportamento pode se aliar a tudo o que for bom conhecimento ou conversar com todos os conhecimentos para contribuir e receber contribuições. As diferentes dimensões epistemológicas, lógicas e metodológicas de cada área de conhecimento podem contribuir para boas discriminações do mundo (sutis).

A adesão a uma cultura depende do quanto de poder essa fornece a seus membros, as consequências para as pessoas sujeitas às consequências dessa cultura e o que vai mudar é a quantidade de "módulos" ou pessoas acopladas a essa cultura. O quanto se adere a uma cultura também vai depender da acessibilidade dessa cultura.

Uma reflexão conceitual sobre análise do comportamento, conhecimento e dimensões da cultura

quarta-feira, 5 de maio de 2021

ABP = exploração da mentalidade manicomial

 Associação Brasileira de Psiquiatra (ABP) = exploração mercadológica da mentalidade manicomial. Inclusive usam o argumento do apelo popular.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Luta antimanicomial é defender o errado?

Para pessoas preconceituosas a luta antimanicomial é defender loucos indiscriminadamente fazendo uma analogia com defender bandidos. Nessa linha de pensamento botar o máximo de pessoas consideradas inaptas para viver em sociedade no manicômio por sinais mínimos de loucura seria uma prevenção contra o mal que a loucura pode fazer para a sociedade. De certa forma esse é o programa biopolitico da psiquiatria biológica. O problema é que loucos sofrem mais agressão do que praticam. É só olhar os dados. E também não é tão previsível assim identificar potenciais praticantes de crimes. Muitos considerados cidadãos normais praticam crimes e só uma minoria de pacientes psiquiátricos comete crimes. Mas é senso comum que crime é sinal de loucura por  conta de raciocínio circular.

Psicoeducação da ABP = formação de clientes

Psicoeducação da ABP = formação de clientes