Afirmação de Basaglia: A crítica à objetificação da loucura pela psiquiatria através da criação de categorias positivistas. A crítica às definições comportamentais de "doença mental". Pelo o que entendi isso significaria uma objetificação científica da loucura, ou a apropriação científica que se faz da loucura.
Análise do comportamento: A análise do comportamento raiz não faz uma definição comportamental da "doença mental" nos moldes da psiquiatria mas descreve aprendizagem de comportamentos e não patologias. Quando há menção a definições comportamentais de "doença mental" isso é feito no sentido de diálogo e não de adesão.
Já a crítica ao positivismo se for para salvar a crítica talvez tenha o sentido de ciência de má qualidade sem levar em consideração os conhecimentos sociais que Basaglia enfatiza. Concordo com isso.
Mas negar a validade ou importância das ciências naturais em relação à saúde mental é jogar fora ciência boa junto com ciência ruim. Se fosse para salvar as ciências naturais na saúde mental seria necessário levar em consideração os conhecimentos sociais sem uma hierarquização de áreas de conhecimentos mas um diálogo.
Essa negação das ciências naturais na saúde mental dá brecha para Basaglia ser criticado. Pois uma resposta das ciências naturais seria necessária também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário