Pacientes produtores ativos de saúde (prosumo)

Essa avalanche de informações e conhecimento relacionada à saúde e despejada todos os dias sobre os indivíduos sem a menor cerimônia varia muito em termos de objetividade e credibilidade. Porém, é preciso admitir que ela consegue atrair cada vez mais a atenção pública para assuntos de saúde - e muda o relacionamento tradicional entre médicos e pacientes, encorajando os últimos a exercer uma atitude mais participativa na relação. Ironicamente, enquanto os pacientes conquistam mais acesso às informações sobre saúde, os médicos têm cada vez menos tempo para estudar as últimas descobertas científicas ou para ler publicações da área - on-line ou não -, e mesmo para se comunicar adequadamente com especialistas de áreas relevantes e/ou com os próprios pacientes. Além disso, enquanto os médicos precisam dominar conhecimentos sobre as diferentes condições de saúde de um grande número de pacientes cujos rostos eles mal conseguem lembrar, um paciente instruído, com acesso à internet, pode, na verdade, ter lido uma pesquisa mais recente do que o médico sobre sua doença específica. Os pacientes chegam ao consultório com paginas impressas contendo o material que pesquisaram na internet, fotocópias de artigos da Physician's Desk Reference, ou recorte de outras revistas e anuários médicos. Eles fazem perguntas e não ficam mais reverenciando a figura do médico, com seu imaculado avental branco. Aqui as mudanças no relacionamento com os fundamentos profundos do tempo e conhecimento alteraram completamente a realidade médica. Livro: Riqueza Revolucionária - O significado da riqueza no futuro

Aviso!

Aviso! A maioria das drogas psiquiátricas pode causar reações de abstinência, incluindo reações emocionais e físicas com risco de vida. Portanto, não é apenas perigoso iniciar drogas psiquiátricas, também pode ser perigoso pará-las. Retirada de drogas psiquiátricas deve ser feita cuidadosamente sob supervisão clínica experiente. [Se possível] Os métodos para retirar-se com segurança das drogas psiquiátricas são discutidos no livro do Dr. Breggin: A abstinência de drogas psiquiátricas: um guia para prescritores, terapeutas, pacientes e suas famílias. Observação: Esse site pode aumentar bastante as chances do seu psiquiatra biológico piorar o seu prognóstico, sua família recorrer a internação psiquiátrica e serem prescritas injeções de depósito (duração maior). É mais indicado descontinuar drogas psicoativas com apoio da família e psiquiatra biológico ou pelo menos consentir a ingestão de cápsulas para não aumentar o custo do tratamento desnecessariamente. Observação 2: Esse blogue pode alimentar esperanças de que os familiares ou psiquiatras biológicos podem mudar e começar a ouvir os pacientes e se relacionarem de igual para igual e racionalmente. A mudança de familiares e psiquiatras biológicos é uma tarefa ingrata e provavelmente impossível. https://breggin.com/the-reform-work-of-peter-gotzsche-md/

segunda-feira, 4 de março de 2019

Economia e sociologia

Gary Stanley Becker

Becker foi um economista pioneiro ao aventurar-se em áreas consideradas restritas aos sociólogos, como discriminação racialcrime, organização familiar e drogas (ver Freakonomics). Argumentou que muitos dos diferentes tipos de comportamento humano estão centrados na maximização de utilidades. Becker é também creditado pelo "rotten kid theorem".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gary_Stanley_Becker


Economia Mainstream
TOP 20 - Maiores economistas de todos os tempos
13º lugar: Gary Becker (1930-2014)
A partir dos anos 60, a economia passou a englobar em seus estudos tópicos até então tratados somente por outras ciências sociais, como o casamento, a criminalidade, a discriminação e o vício. Esse movimento ficou conhecido como o “imperialismo da economia”. Gary Stanley Becker foi certamente o principal responsável por essa onda imperialista.
Becker começou sua empreitada economicista em tópicos até então alheios à economia já na sua tese de doutorado em Chicago, em 1955, chamada “The Economics of Discrimination”, onde ele estudou a discriminação. Becker demonstrou que a discriminação é custosa ao empresário discriminador, pois ele abre mão de pagar um salário menor ao indivíduo discriminado que poderia fazer um trabalho tão produtivo quanto o indivíduo contratado. No longo prazo e em uma economia competitiva, os empresários discriminadores tendem a ser expulsos do mercado. De fato, Becker mostrou que a discriminação é mais concentrada em indústrias mais reguladas, e portanto menos pressionadas pela competição.
No campo da criminologia, Becker fez um groundbreaking trabalho em seu paper “Crime and Punishment: An economic approach”, de 1968. Ao invés de considerar a atividade criminal como um comportamento irracional associado ao status psicológico e social específico de um infrator, a criminalidade é analisada como um comportamento racional sob incerteza. Partindo de uma abordagem econômica, Becker evidenciou que a decisão de se cometer um crime é uma função dos custos e benefícios do crime. A partir dessa suposição, ele concluiu que a maneira de se reduzir o crime é aumentando a probabilidade de punição ou tornando a punição mais severa.

Becker estudou também a família a partir do ponto de vista econômico, tendo lançado em 1981 um tour-de-force chamado “A Treatise on the Family”. Becker mostrou que a decisão de casar, se divorciar, ter filhos e educá-los, entre outros comportamentos definidores de uma família, pode ser estudada do ponto de vista econômico: tais decisões podem ser tratadas como decisões racionais que são tomadas medindo-se o custo-benefício das mesmas. Por exemplo, à medida que as mulheres entraram na força de trabalho, o custo de oportunidade de se criar um filho aumentou, diminuindo assim a taxa de natalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário