Uma das razões de alguém ser considerado doente pode ser o não seguimento de tradições culturais naturalizadas na sociedade. O que nossa sociedade considera doentio por ter sido comum e normalizado em outros períodos históricos ou outras culturas exóticas.
A sede diagnóstica dos campos psi se origina do interesse em moldar, formatar e normalizar membros de nossa cultura. Não é um diagnóstico psiquiátrico conceitual (e não biológico) que pode distinguir o que é patologia biológica/disfunção e o que é estranhamento cultural com um membro "mal preparado" para viver em nossa sociedade.
Como alguém considerado doente mental pela cultura pode ser produtivo, incluído socialmente e valorizado se foi mal preparado para participar da cultura e a psiquiatria biológica apenas piora a situação (da preparação cultural necessária) ao considerar essa pessoa incapaz e defeituosa como característica permanente e interna?
Observação: quem é diferente do esperado precisa de preparação cultural adicional e compensatória. Portanto, talvez a preparação cultural ruim seja das pessoas rotuladas "normais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário