CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO OLHAR DE BRUNO LATOUR
Rubens da Silva Ferreira
https://brapci.inf.br/index.php/res/download/46492
Texto de antropologia da ciência e tecnologia (na área psi):
Desancarcerar os corpos
Limitações da psiquiatria biomédica Controvérsia entre psiquiatras farmacológicos e reforma psiquiátrica Psiquiatria não comercial e íntegra Suporte para desmame de drogas psiquiátricas Concepções psicossociais Gerenciamento de benefícios/riscos dos psicoativos Acessibilidade para Deficiência psicossocial Psiquiatria com senso crítico Temas em Saúde Mental Prevenção quaternária Consumo informado Decisão compartilhada Autonomia "Movimento" de ex-usuários Alta psiquiátrica Justiça epistêmica
Não é algo que se restringe à relações de produção e consumo. O custo de produzir (nem sempre em jogo) e o custo de pagar leva a desejar obter comodidades em troca.
Uma das comodidades que o dinheiro traz é não se preocupar tanto com as consequências dos próprios comportamentos nas pessoas que não tem condições de fazer o mesmo (filhos ou outros dependentes).
Um dos problemas da "loucura" é não ter condições de fazer isso, desequilibrando bastante as relações de poder. Um exemplo era a condição de indigentes que eram submetidos as pessoas internadas em manicômios.
É interessante pensar nessa continuidade de um mesmo processo. É por isso que algumas pessoas são obrigadas a ir no psiquiatra, psicólogo, ir internado. Ou inversamente, o status econômico ou outras formas de status protegem a pessoa. Por exemplo, quem consegue pagar uma internação, um psiquiatra, etc.
https://jornalggn.com.br/artigos/o-jogo-da-ciencia-como-pensamos/
Explicação evolucionária e biológica de como o comportamento humano (emoções e pensamento também) está sujeito a parâmetros (ou é determinado por).
"Como o Padre Spee, o homem que descobriu a terapia por choque elétrico mais tarde ficou horrorizado com o que tinha feito. Por volta do fim da sua vida, ao recordar a primeira vez em que tentara o tratamento num ser humano, o Professor Ugo Cerletti observou para um colega: "Quando vi a reação do paciente, pensei comigo mesmo: isto deveria ser abolido"" 12
Thomas Szasz - Fabricação da loucura (p. 60)
Os princípios mais fundamentais da reforma psiquiátrica nunca foram aceitos. A reforma psiquiátrica foi aceita acredito que pelos motivos de oferecer benefícios em termos de medicina defensiva (proteção contra processos judiciais) e de poder promover as "maravilhas da psicofarmacologia" "comparáveis aos antibióticos" "que permitem que as pessoas saiam do manicômio e vivam na sociedade".
"Arrisca-se afirmar que a existência das Comissões Revisoras de Internação Psiquiátrica Involuntárias tem efeito mais simbólico do que efetivo." O TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE DA INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA (2008)
Joyceane Bezerra de Menezes
Vanessa Correia Mendes
Seria interessante apesar de inconveniente coletar dados para verificar se as crises se dissolvem antes das injeções de depósito ter um efeito relevante já que o efeito resultado de metabolização não é imediato. A falta de dados sobre isso pode ser determinada pelo pensamento médico clássico de estabilizar crises com tratamento contínuo.
[Dados coletados alguns meses depois]
https://crisedapsiquiatria.blogspot.com/2023/02/variabilidade-da-frequencia-cardiaca.html
Determinantes da melhora em hospitais psiquiátricos
https://crisedapsiquiatria.blogspot.com/2023/07/determinantes-da-melhora-em-hospitais.html