A perspectiva ou tratamento manicomial aproveita ou lucra com tudo que dá errado na saúde mental, com seus tratamentos simples de aplicar. Enquanto a perspectiva antimanicomial ou desmedicalizadora precisa fazer muita coisa dar certo e alguns aspectos não superados podem empacar o processo de recuperação. Por isso, não é apenas o poder do complexo médico-industrial a dificuldade principal, mas também a natureza da tarefa de cada perspectiva.
Limitações da psiquiatria biomédica Controvérsia entre psiquiatras farmacológicos e reforma psiquiátrica Psiquiatria não comercial e íntegra Suporte para desmame de drogas psiquiátricas Concepções psicossociais Gerenciamento de benefícios/riscos dos psicoativos Acessibilidade para Deficiência psicossocial Psiquiatria com senso crítico Temas em Saúde Mental Prevenção quaternária Consumo informado Decisão compartilhada Autonomia "Movimento" de ex-usuários Alta psiquiátrica Justiça epistêmica
Pacientes produtores ativos de saúde (prosumo)
Aviso!
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
Os 3 reducionismos
quinta-feira, 15 de setembro de 2022
O cultural e o natural
Loucura: fenômeno cultural de 2ª ordem?
sábado, 10 de setembro de 2022
Ex-usuários e viabilidade Reforma psiquiátrica
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
DSM: social e cérebro
Paráfrase de Isaias Pessoti: O DSM tem a função de excluir os fatores pessoais e sociais e atribuir explicação cerebral.
quinta-feira, 1 de setembro de 2022
Produtos e serviços em série (lucro)
Intervenções psiquiátricas satisfazem um critério relevante para gerar bastante lucro: produtos ou serviços em série, que possam ser produzidos em escala e aplicados de forma protocolar ou padronizada (sem muita reflexão).
Drogas psiquiátricas
Hospitais psiquiátricos / Internação psiquiátrica
Eletrochoque / eletroconvulsoterapia
Estimulação magnética transcraniana
Comunidades terapêuticas