Para ganhar dinheiro com psicologia é favorável usar a força popular que as perspectivas já tem. Indo a favor da maré, o psicólogo(a) facilmente convence as pessoas sobre a pertinência das explicações e intervenções. Uma das formas de fazer isso é usar as campanhas multimilionárias da indústria farmacêutica para descrever as questões de saúde/doença conforme características que induzam a busca, aceitação e consumo de certos tipo de intervenção. A psiquiatria tradicional, psicofarmacologia, neurociência, psicologia cognitiva e psicologia baseada em evidências fazem parte desse mesmo processo. Suas explicações são de simples assimilação e não implicam em questionamentos críticos de sistemas sociais. São áreas
estabelecidas como mainstream da ciência, o que a grande maioria das pessoas entende como o melhor que existe.
Outro aspecto para ficar rico com psicologia é a atitude industrial e empresarial. A escala permite aumentar a quantidade de produtos vendidos. Se os produtos forem pacotes simples e replicaveis, são mais compatíveis com a atitude industrial. As perspectivas mencionadas antes tem essa característica industrial.
O aspecto de ir a favor das correntes majoritárias permite cobrar mais devido à maior procura/demanda que há para o tipo de profissional. Essa maior procura incentiva a maior oferta de serviços de um tipo, aumentando também a divulgação de mais informações sobre esses serviços na mídia.
Outro aspecto é o poder aquisitivo do público contratante. O psicólogo(a) que trabalha para as pessoas que tem condições de pagar consegue ser contratado mais facilmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário