Esses problemas de monotonia repetitiva e uniformidade, é claro, permeiam quase todos os aspectos da vida moderna. Com a complexidade cada vez maior do ambiente do zoológico humano, os perigos da arregimentação social intensificada estão aumentando diariamente. Enquanto os organizadores lutam para encerrar o comportamento humano em uma estrutura cada vez mais rígida, outras tendências atuam na direção oposta. Como vimos, a educação cada vez melhor dos jovens e a crescente riqueza dos mais velhos levam a uma demanda cada vez maior de estímulo, aventura, entusiasmo e experimentação. Se o mundo moderno não permitir essas tendências, os supertribos de amanhã lutarão muito para mudar esse mundo. Eles terão o treinamento, o tempo e a energia exploratória para fazer isso e, de alguma forma, conseguirão isso. Se eles se sentirem presos na prisão de um planejador, eles vão encenar um motim na prisão. Se o ambiente não permite inovações criativas, eles o destruirão para poder começar de novo. Este é um dos maiores dilemas que nossas sociedades enfrentam. Resolvê-lo é nossa tarefa formidável para o futuro.
Infelizmente, tendemos a esquecer que somos animais com certas fraquezas e qualidades específicas. Pensamos em nós mesmos como folhas em branco nas quais tudo pode ser escrito. Nós não somos. Viemos ao mundo com um conjunto de instruções básicas e as ignoramos ou desobedecemos por nossa conta e risco.
Os políticos, os administradores e os outros líderes supratribais são bons matemáticos sociais, mas isso não é suficiente. No que promete ser o mundo cada vez mais populoso do futuro, eles devem se tornar bons biólogos também, porque em toda aquela massa de fios, cabos, plásticos, concreto, tijolos, metal e vidro que eles controlam, existe um animal , um animal humano, um caçador tribal primitivo, mascarado como um cidadão supertribal civilizado e lutando desesperadamente para combinar suas antigas qualidades herdadas com sua nova situação extraordinária. Se ele tiver a chance, ele ainda pode tramar para transformar seu zoológico humano em um magnífico parque de caça humano. Do contrário, pode proliferar e se transformar em um gigantesco asilo para lunáticos, como um dos horrivelmente abarrotados animais zoológicos do século passado.
Livro: Zoológico Humano
Nenhum comentário:
Postar um comentário