Pacientes produtores ativos de saúde (prosumo)

Essa avalanche de informações e conhecimento relacionada à saúde e despejada todos os dias sobre os indivíduos sem a menor cerimônia varia muito em termos de objetividade e credibilidade. Porém, é preciso admitir que ela consegue atrair cada vez mais a atenção pública para assuntos de saúde - e muda o relacionamento tradicional entre médicos e pacientes, encorajando os últimos a exercer uma atitude mais participativa na relação. Ironicamente, enquanto os pacientes conquistam mais acesso às informações sobre saúde, os médicos têm cada vez menos tempo para estudar as últimas descobertas científicas ou para ler publicações da área - on-line ou não -, e mesmo para se comunicar adequadamente com especialistas de áreas relevantes e/ou com os próprios pacientes. Além disso, enquanto os médicos precisam dominar conhecimentos sobre as diferentes condições de saúde de um grande número de pacientes cujos rostos eles mal conseguem lembrar, um paciente instruído, com acesso à internet, pode, na verdade, ter lido uma pesquisa mais recente do que o médico sobre sua doença específica. Os pacientes chegam ao consultório com paginas impressas contendo o material que pesquisaram na internet, fotocópias de artigos da Physician's Desk Reference, ou recorte de outras revistas e anuários médicos. Eles fazem perguntas e não ficam mais reverenciando a figura do médico, com seu imaculado avental branco. Aqui as mudanças no relacionamento com os fundamentos profundos do tempo e conhecimento alteraram completamente a realidade médica. Livro: Riqueza Revolucionária - O significado da riqueza no futuro

Aviso!

Aviso! A maioria das drogas psiquiátricas pode causar reações de abstinência, incluindo reações emocionais e físicas com risco de vida. Portanto, não é apenas perigoso iniciar drogas psiquiátricas, também pode ser perigoso pará-las. Retirada de drogas psiquiátricas deve ser feita cuidadosamente sob supervisão clínica experiente. [Se possível] Os métodos para retirar-se com segurança das drogas psiquiátricas são discutidos no livro do Dr. Breggin: A abstinência de drogas psiquiátricas: um guia para prescritores, terapeutas, pacientes e suas famílias. Observação: Esse site pode aumentar bastante as chances do seu psiquiatra biológico piorar o seu prognóstico, sua família recorrer a internação psiquiátrica e serem prescritas injeções de depósito (duração maior). É mais indicado descontinuar drogas psicoativas com apoio da família e psiquiatra biológico ou pelo menos consentir a ingestão de cápsulas para não aumentar o custo do tratamento desnecessariamente. Observação 2: Esse blogue pode alimentar esperanças de que os familiares ou psiquiatras biológicos podem mudar e começar a ouvir os pacientes e se relacionarem de igual para igual e racionalmente. A mudança de familiares e psiquiatras biológicos é uma tarefa ingrata e provavelmente impossível. https://breggin.com/the-reform-work-of-peter-gotzsche-md/

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Doença mental (Skinner)

A doença mental parece referir-se a modos de comportamento que são problemáticos ou perigoso para o próprio indivíduo ou para os outros. O comportamento pode ser problemático ou perigoso pela sua própria natureza ou por causa das circunstâncias em que ocorre. isto não é estritamente correto descrever tal comportamento como “atípico”, desde Valores não representativos de muitas propriedades do comportamento nem sempre apresentam problemas apropriadamente descrito como o resultado da doença. O gênio é atípico, mas, presumivelmente, saudável. Provavelmente também não é de grande valor caracterizar problemas ou comportamento perigoso como "não-adaptativo", ou como violar algum princípio de "homeostase" ou “equilíbrio”. Os problemas de doença mental surgem quando um indivíduo comportamento que, devido ao seu caráter ou às circunstâncias em que aparece, causa problemas. Um problema é explicar esse comportamento e outro é alterá-lo.

O comportamento do doente mental é muitas vezes tão obviamente problemático ou perigoso que a medição precisa é sentida como desnecessária, mas é possível que tal comportamento difere do que poderia ser chamado de normal apenas pela ocupação de um posição extrema em um continuum. Condições menores, não tão facilmente detectadas, podem oferecer pistas aos fatores causais envolvidos. Mais avanços no estudo do mentalmente doente pode criar uma demanda para o tipo de descrição que só pode ser estabelecida por uma medição mais cuidadosa.

Fatores causais importantes na compreensão da doença mental são, no entanto, encontrados entre as variáveis ​​independentes para as quais o psicólogo caracteristicamente se transforma. A condição emocional excessiva, um modo perigoso de escapar da ansiedade, um preocupação incômoda com o sexo, ou um entusiasmo excessivo pelo jogo pode ser nada mais do que casos extremos dos efeitos das condições ambientais. Estes aspectos da história pessoal e do ambiente atual do indivíduo são comumente tomado para estar no reino da psicologia e ao alcance do técnicas do psicólogo. Modos de comportamento característicos da doença mental podem ser simplesmente o resultado de uma história de reforço, uma condição incomum de privação ou saciedade, ou uma circunstância emocionalmente excitante. Exceto pelo fato de que eles são problemático ou perigoso, eles podem não ser distinguíveis do resto do comportamento do indivíduo. Na medida em que este é o caso, a etiologia da doença mental e a possibilidade de análise e terapia está no campo da psicologia propriamente dita.

Embora fatores genéticos e orgânicos possam ser eficientemente avaliados apenas mantendo os fatores ambientais constantes e, embora fatores ambientais podem ser corretamente avaliados apenas contra uma genética e condição orgânica estáveis, provavelmente é uma prática útil explorar os fatores ambientais primeiro para ver se quaisquer manifestações comportamentais permanecem a ser atribuída a genética e causas orgânicas.

Algumas  condições emocionais e motivacionais que são tomadas por ser sintomas de doença mental podem ser nada mais do que valores extremos dos efeitos das variáveis encontradas na análise e controle do organismo normal. Comportamento que é tão problemático ou perigoso a ponto de ser dito caracterizar a doença mental também pode ser simplesmente aprendido - isto é, pode ser o produto de reforçar as contingências que afetam o organismo de acordo com processos de aprendizagem encontrados no comportamento do indivíduo normal.

Do livro Cumulative Record. Skinner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário