Essa avalanche de informações e conhecimento relacionada à saúde e despejada todos os dias sobre os indivíduos sem a menor cerimônia varia muito em termos de objetividade e credibilidade. Porém, é preciso admitir que ela consegue atrair cada vez mais a atenção pública para assuntos de saúde - e muda o relacionamento tradicional entre médicos e pacientes, encorajando os últimos a exercer uma atitude mais participativa na relação.
Ironicamente, enquanto os pacientes conquistam mais acesso às informações sobre saúde, os médicos têm cada vez menos tempo para estudar as últimas descobertas científicas ou para ler publicações da área - on-line ou não -, e mesmo para se comunicar adequadamente com especialistas de áreas relevantes e/ou com os próprios pacientes.
Além disso, enquanto os médicos precisam dominar conhecimentos sobre as diferentes condições de saúde de um grande número de pacientes cujos rostos eles mal conseguem lembrar, um paciente instruído, com acesso à internet, pode, na verdade, ter lido uma pesquisa mais recente do que o médico sobre sua doença específica.
Os pacientes chegam ao consultório com paginas impressas contendo o material que pesquisaram na internet, fotocópias de artigos da Physician's Desk Reference, ou recorte de outras revistas e anuários médicos. Eles fazem perguntas e não ficam mais reverenciando a figura do médico, com seu imaculado avental branco.
Aqui as mudanças no relacionamento com os fundamentos profundos do tempo e conhecimento alteraram completamente a realidade médica.
Em termos econômicos, o médico, que vende seus serviços, ainda é um "produtor". O paciente, em contraste, não é apenas um consumidor, mas um "prosumidor" ativo também, capaz de fazer uma contribuição cada vez maior à produção econômica de riqueza ou saúde. Algumas vezes, o produtor e o prosumidor trabalham juntos; outras trabalham independentemente ou ainda com propósitos cruzados. Contudo, as estatísticas e previsões convencionais da área da saúde, em sua grande maioria, ignoram as mudanças ocorridas nesses papéis e relacionamentos.
Livro: Riqueza Revolucionária - O significado da riqueza no futuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário