Eu fui fazer um curso de verao em neurociencias porque estava barato e porque tenho medo de estar afirmando algo sem nocao.
O que aprendi ou a impressao que tive a partir de minha formacao e que as funcoes cognitivas podem ser descritas em formato de classes de comportamento ou de maneira nao mentalista. Os neuropsicologos podem nao ter formacao em analise do comportamento e recorrer a explicacoes estruturais e negligenciar as funcoes dos comportamento. E possivel fortalecer classes de comportamento equivaolentes ao que a psicologia cognitiva chama de funcoes cognitivas.
Quanto ao uso de estimulantes farmacologicos eu tenho duvidas pois parece que a enfase e em mostrar de forma cor de rosa como isso funciona atraves de validade preditiva.
Fiquei surpreso com a afirmacao de que a educacao nao da conta de lidar com pessoas com esse perfil e sobra para o medico. Parece compativel com o discurso sobre a medicalizacao da educacao.
Tive contato com uma pessoa com tdah na familia. A explicacao estrutural e vista como tudo no tratamento. Seria necessario tratar o cerebro, para aumentar o QI, para entao poder estudar. Mas ha outro aspecto a ser considerado que e a consequenciacao dos comportamentos relacionados a estudar (funcao) ou a instalacao desses comportamentos e a diminuicao de comportamentos incompativeis. Tambem deve ser considerado que um historico de sucesso torna o estudar mais motivador e mais facil. Um historico de fracasso pode estar sendo atribuido exageradamende a aspectos estruturais.
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