isto também significa o fato de que esta teoria geral das ações simbólicas violentas (exercida pelo curador, pelo feiticeiro, pelo padre, pelo profeta, o propagandista, o professor, o psiquiatra ou o psicanalista) pertence a uma teoria geral da violência e da legitimidade da violência, como é atestado diretamente pela intercambiabilidade dos diferentes formas de violência social e indiretamente pela homologia entre os monopólio do sistema escolar de violência simbólica legítima e monopólio do uso legítimo da violência física do Estado.
36. O sistema educacional francês que, em sua forma tradicional, exigia e obteve o reconhecimento de veredictos incontestáveis que expressam um hierarquia vocal (mesmo quando escondida sob um conjunto de hierarquias interligadas) contrasta a este respeito com sistemas como a universidade americana, que fornece para a resolução institucional das tensões resultantes da disparidade entre as aspirações que ajuda a instilar e os meios sociais de realizá-las. E se considera-se o caso limitante, imagina-se universidades que, aceitando quase explicitamente o seu papel como instituições do governo simbólico, equipá-los-Dependência através da Independência com todos os instrumentos institucionalizados (testes. mais um sistema de ramo linhas e desvios que compõem uma universidade sutilmente hierarquizada sob o pretexto de diversidade) e pessoal especializado (psicólogos, psiquiatras, conselhos de orientação, psicanalistas) necessários para a manipulação amigável e discreta daqueles quem a instituição condena, exclui ou relega. Essa utopia permite que ser visto que a "racionalização" das ferramentas técnicas e institucionais para a exclusão, canalização, e incutir a aquiescência na canalização e exclusão, permitir que o sistema escolar cumpra de forma mais eficiente, porque mais irrepreensível, as funções que desempenha hoje quando seleciona e, ao ocultar os princípios de sua seleção, ganha a equivalência nessa seleção e nos princípios subjacentes.
[Comentário: O diagnóstico psiquiátrico tem portanto uma função implícita e dissimulada de exclusão social ao reforçar uma seleção de características sociais por meio da seleção técnica no sistema de ensino e no mercado de trabalho. Também o diagnóstico psiquiátrico ao reduzir as expectativas de sucesso social e aspirações também produz exclusão. Exclusão que parece muito natural e correlacionada com a natureza biológica da pessoa diagnosticada.]
No livro Reprodução. Do autor Bourdieu.
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