Atenção, por exemplo, usualmente um reforçador positivo para uma criança, pode
colocar problemas delicados depois que a criança tornou-se um
adolescente. Pais que cuidam demais, ou muito intensamente, podem
ser vistos como intrometidos e controladores. Atenção, então,
funcionará como um reforçador negativo; é provável que os pais
notem que sua filha de 16 anos não parece mais querer falar com
eles, fica fora de casa tanto quanto possível e, quando em casa,
permanece calada.
Tendemos a ver o que queremos ver. Portanto, os pais podem precisar
da ajuda de um observador não-envolvido.
O observador pode recomendar que eles respondam às confidencias
de sua filha com afetuoso interesse, mas sem bisbilhotar; que eles
mostrem não apenas seus temores em relação ao seu bem-estar,
mas sua confiança em sua integridade e capacidade de julgar. Se
modular sua atenção a transformar um reforçador negativo em um
reforçador positivo, eles descobrirão que a conduta de sua filha
muda. Desligar-se de seus pais, afastar-se deles e evitar comunicação
não mais será reforçador. Em vez disso, ela interagirá mais
freqüentemente, compartilhando experiências, confidenciando, confiando,
mudando de fuga e esquiva para aproximação.
Coerção e suas implicações - Sidman
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